Os diretórios gaúchos do PTB, do DEM e do PPS aguardam por uma resposta do pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, sobre seu interesse em ter o bloco a ser formado pelos três partidos como segundo palanque no Rio Grande do Sul. A consulta ao pré-candidato ficou acertada em reunião mantida na manhã desta quarta-feira (02), na sede do PSDB em Brasília, entre o presidente nacional dos tucanos e coordenador da campanha de Serra, senador Sérgio Guerra, e o presidente do DEM no Rio Grande do Sul, o deputado federal Onyx Lorenzoni.
Conforme o deputado, Guerra deve fazer novo contato até sexta-feira (04) e, se a resposta ao bloco de partidos gaúcho for positiva, será marcado um encontro na próxima semana em São Paulo, para reunir Serra e representantes do PTB, do DEM e do PPS do Rio Grande do Sul. Como atrativo, as três siglas tem a oferecer quase seis minutos na propaganda eleitoral no rádio e na TV e também a garantia de um palanque alternativo no Estado. Por enquanto, Serra só dispõe daquele liderado pela governadora Yeda Crusius (PSDB), pré-candidata à reeleição em aliança com o PP.
As lideranças do PTB, do DEM e do PPS, contudo, avaliam que o ex-governador já evidenciou seu desconforto com o palanque do PSDB no Rio Grande do Sul nas inúmeras tentativas que fez de aproximação com o PMDB (que no RS está aliado ao PDT e tem como pré-candidato ao governo José Fogaça). Durante a reunião da manhã, além da questão relativa ao tempo na TV, Onyx argumentou que um palanque alternativo pode fazer com que Serra obtenha no RS uma vantagem mais difícil de ser alcançada em outros estados sobre a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff.
No Rio Grande do Sul, o DEM está aliado ao PTB, que tem como pré-candidato ao governo o deputado estadual Luis Augusto Lara. Ambos negociam o ingresso do PPS na aliança. Na avaliação dos dirigentes das siglas, o fechamento de um apoio em bloco a Serra ajuda a tornar mais competitiva a pré-candidatura de Lara, que aparece com menos de 10% das intenções de votos nas pesquisas e é alvo de especulações constantes sobre sua saída da disputa, segundo informações do portal Terra.
0 comentários:
Postar um comentário