
A capital gaúcha sedia, entre os dias 2 e 18 de julho, a sexta edição do FANTASPOA — Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre. A programação deste ano inclui um total de 138 filmes, que oferecem um panorama abrangente do cinema fantástico mundial, com destaque para obras recentes de fantasia, ficção científica, horror e thriller, além de clássicos e filmes raros, a maioria inédita no Brasil.
O VI Fantaspoa terá os seguintes programas temáticos: Competição Internacional, com 37 longas oriundos de 21 países; Mostra Luigi Cozzi, com 14 filmes dirigidos e/ou roteirizados pelo cineasta italiano que estará presente no evento; Mostra de Documentários, com 8 médias e longas-metragens; O Fantástico Mundo Animado, com 9 animações de média e longa-metragem; Mostras Especiais, com 6 longas-metragens, sendo 3 exibidos em sessões surpresa dentro da programação do festival; e Mostras Competitivas de Curtas-Metragens, com 64 filmes, divididos nas categorias nacional, internacional, em animação e live-action.
Dando continuidade ao notável esforço de curadoria que foi realizado nas últimas duas edições do Fantaspoa, a programação de 2010 tem qualidade ainda mais acentuada. A maioria das obras que compõem a programação foi aclamada e premiada em festivais de cinema fora do Brasil, consolidando cada vez mais o evento no circuito dos grandes festivais de cinema do mundo. Dos 37 filmes da Competição Internacional, 8 deles serão exibidos com a presença dos seus diretores ou produtores, que vão participar de debates com o público depois das sessões.
Além da apresentação de um amplo conjunto de filmes, o VI Fantaspoa também continua com as atividades de formação. Ficam abertas a partir do dia 04/06 as inscrições para os dois workshops que serão oferecidos neste ano, O Horror no Cinema Brasileiro e A Ficção Científica da Década de 1950, ambos ministrados pelo jornalista, crítico e pesquisador Carlos Primatti.
Três salas de cinema recebem a programação total de 74 sessões do Fantaspoa em 2010 – CineBancários (Sindicato dos Bancários), Cine Santander (Santander Cultural) e Sala P.F. Gastal (Usina do Gasômetro). Os horários de exibição dos filmes do festival foi ampliado, e neste ano serão realizadas sessões também às 21h.
O Fantaspoa em números:
- Em 2010, o festival recebeu mais de 600 inscrições de filmes, entre curtas e longas;
- O público esperado para esta edição é de 7.000 pessoas;
- O número de convidados internacionais neste ano, 11, é o maior da história de eventos cinematográficos realizados em Porto Alegre;
- Desde a sua primeira edição, em 2005, o Fantaspoa já exibiu mais de 500 filmes;
- O público das cinco primeiras edições soma aproximadamente 13.000 pessoas. Na foto: Divulgação - O filme Quatro moscas sobre veludo dos diretores Damos Argati e Luigi Cozzi.
0 comentários:
Postar um comentário