Obras na Beira-Rio e na Rodoviária: empresas são habilitadas

Cinco empresas foram habilitadas na concorrência para execução das obras do viaduto da Rodoviária, na Avenida Júlio de Castilhos, e seis para a duplicação do trecho 3 da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio, já com trechos em execução. Os envelopes com a documentação das concorrentes foram recebidos nesta quinta-feira, 19, pela Comissão Especial de Licitações da prefeitura. Previstas na matriz de responsabilidades firmada pela prefeitura junto ao governo federal visando à Copa do Mundo de 2014, as obras deverão ter início neste primeiro semestre. "Todas as obras têm previsão de término em dezembro de 2013 e dentro deste intervalo, estamos trabalhando de forma adequada", destaca o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt.
Nesta semana, a prefeitura anunciou também a vencedora para as obras de troca de pavimentação dos BRTs (Bus Rapid Transit) Bento Gonçalves e Protásio Alves e recebeu a documentação de quatro empresas interessadas nas obras de passagem de nível da Rua Anita Garibaldi, que integra o conjunto de intervenções da Avenida Terceira Perimetral, e sete no primeiro trecho de duplicação da Rua Voluntários da Pátria. Conforme o presidente da Comissão Especial de Licitações, Alexandre Dionello, os projetos geraram grande interesse de empresas, que formaram consórcios para aumentar a competitividade. "A ampla competição nas licitações é vista pela média de seis participantes que tivemos nos quatro projetos desta semana", afirmou Dionello, ressaltando ainda o interesse de empresas de fora do Rio Grande do Sul nas propostas encaminhadas nesta quinta-feira.
Duplicação da Edvaldo - O trecho 3 inicia na Rua Pinheiro Borda e vai até as imediações do Estádio Beira-Rio, com 2,2 quilômetros. Com o objetivo de melhorar o acesso à zona sul da cidade, a obra total tem 5,8 quilômetros de extensão. Os dois primeiros trechos, entre a rótula da Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto até as proximidades do estádio Beira-Rio, já estão em execução.
Viaduto da Rodoviária - Integra o conjunto de intervenções previsto para o complexo da Rodoviária. O viaduto ligará a Avenida Júlio de Castilhos à Castelo Branco. A iniciativa prevê ainda uma estação de ônibus com acesso subterrâneo à Rodoviária, com projeto em fase de finalização. 

Praça Otávio Rocha passa por restauração

A Praça Otávio Rocha passa por obras de restauração a fim de devolver-lhe as características da década de 30, perdidas ao longo dos anos. Entre as intervenções previstas no projeto consta a remoção do fícus, com cerca de 15 metros de altura. Conforme laudo técnico, o vegetal apresentava estado fitossanitário ruim com necrose na base. Em função do crescimento desordenado das raízes, o vegetal também comprometia a estrutura do muro e da rede de esgotos e danificava o monumento a Otávio Rocha. O espaço será devolvido totalmente recuperado à população ainda neste primeiro semestre.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) realiza o plantio de milhares de mudas de árvores ao ano na cidade, a fim de compensar as emissões de gases poluentes e as árvores removidas. Em 2011, a Smam realizou o plantio de 20 mil mudas. O restauro do espaço, que está sendo executado pela empresa Arquium Construções e Restauros, com investimentos de R$ 800 mil oriundos de Termo de Compensação Vegetal, integra o projeto de revitalização do Centro Histórico da Prefeitura de Porto Alegre. Entre as intervenções que estão mudando a paisagem e devolvendo a condição de atrativo cultural e turístico ao bairro estão a Praça Revolução Farroupilha (Trensurb), a Praça XV, o Chalé e o Largo Glênio Peres (em parceria com a Coca-Cola), a Praça da Alfândega, o Centro Cultural da Caixa, as obras das ruas José Montaury e Marechal Floriano e a recuperação da Galeria Chaves.

Confira as intervenções que estão sendo executadas na praça, que possui 2.233 m²:
- Recuperação dos pisos em pedra portuguesa e no ladrilho hidráulico
- Recuperação dos 12 bancos
- Restauração dos elementos construídos - balaustrada e escadas
- Recuperação das 11 luminárias
- Recuperação dos equipamentos de recreação infantil
- Restauro do monumento a Otávio Rocha
- Manejo da vegetação, que inclui a remoção de um fícus de grande porte, com risco de queda e que compromete a estrutura do muro e da rede de esgotos, além de danificar o monumento
- Remoção dos sanitários existentes. O espaço passará a abrigar uma cafeteria, de uso público, a ser licitada

Praça Otávio Rocha

A Praça Otávio Rocha é resultado de intervenções urbanísticas iniciadas nas administrações de Otávio Rocha (1924-1928) e concluídas por Alberto Bins (1928-1937). A lei de denominação é de 1932. Implantada em terreno com topografia irregular, conta com um mirante, cujo anteparo de proteção é feito por meio de balaustradas de alvenaria. O projeto se desenvolve em vários patamares, formando diversos recantos, amenizando os desníveis do terreno e favorecendo a circulação. A praça possui passeios externos e internos pavimentados em pedra portuguesa e os limites, junto ao alinhamento, definidos por balaustrada de alvenaria, típica do final do século XIX e início do XX. Em 1939, a Praça Otávio Rocha foi modificada no ângulo inferior para receber o monumento de seu patrono, o Intendente Otávio Rocha.
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