Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Badesul, BRDE e Banrisul reúnem-se com o maior banco de fomento do mundo

O secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, coordenou nesta segunda-feira (19) uma reunião de representantes do Sistema de Desenvolvimento e Financeiro do Estado com executivos do China Development Bank no Brasil. O encontro, que teve também a participação do secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, integra a programação da Semana da China no RS, promovida pelo Governo do Estado.
Entre outros temas, foram abordados cenários de cooperação entre a instituição financeira asiática e os bancos que integram o Sistema Financeiro Gaúcho: Badesul, BRDE e Banrisul. A formação de fundos conjuntos, o financiamento comercial para empresas chinesas que implantarem fábricas no Estado - como a Foton, por exemplo – e o intercâmbio de técnicos foram pontos debatidos.
“Este encontro é um desdobramento da viagem que fizemos à China, no ano passado, quando apresentamos o Rio Grande do Sul ao China Development Bank. Hoje foi uma nova rodada de conversação, com pauta mais específica, envolvendo os bancos locais”, explicou Knijnik.
O presidente do Badesul, Marcelo Lopes, ressaltou a importância da aproximação com a instituição chinesa, que tem cerca de US$ 200 bilhões aplicados fora de seu país de origem, sendo que o Brasil absorve em torno de 10% desse montante, metade deles aplicados em projetos de petróleo e gás. “Iniciativas como a missão do governo e agora a Semana da China no RS ajudam a diminuir o fosso existente”, argumentou Lopes, referindo-se à distância e às diferenças culturais entre o país asiático e o Estado.
Considerado o principal banco de fomento do mundo e que opera nos moldes do BNDES, o China Development Bank pode ser parceiro do Rio Grande do Sul em projetos de infraestrutura, área na qual integrará grupos de trabalho para a formatação de propostas.
O chefe da representação do banco no Brasil, Zhou Weidong, admitiu o interesse no setor e também no agronegócio. “Temos ideais de cooperação nestes setores e também no apoio a empresas chinesas que invistam aqui”, revelou.
A reunião, na sede do Badesul, deu sequência a tratativas iniciadas no final do ano passado, em Pequim, durante a missão do governo gaúcho à China, liderada pelo governador Tarso Genro. Na ocasião, Knijnik visitou a sede do China Development Bank na capital chinesa, acompanhado pelo presidente da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros, e do diretor da empresa, Márcio Vita.
Além de Weidong, participaram da reunião Wang Zhu e Chang Lei, que integram a representação brasileira do China Development Bank, sediada no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (20), a comitiva visitará o porto de Rio Grande e o município de Candiota, no sul do Estado.
A Semana da China no Rio Grande do Sul é uma realização do governo estadual junto ao Instituto Confúcio, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre. Envolve três eixos: seminário de negócios, cooperação tecnológica, e circuito cultural, com atrações gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário