Partidos

PT e Edinho Silva reafirmam legalidade de doações à campanha de Dilma

O Partido dos Trabalhadores e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, reafirmaram, em notas divulgadas à imprensa no sábado (22), a legalidade das doações recebidas durante a campanha da presidenta Dilma Rousseff, em 2014.
Segundo informou o PT, as doações foram “estritamente dentro dos parâmetros legais e foram posteriormente declaradas à Justiça Eleitoral”. Além disso, a legenda reforçou que todos os gastos das ganhas de 2014 e 2010 foram pagas sem uso de intermediários.
A nota do ministro Edinho Silva, tesoureiro da campanha de Dilma em 2014, rebatia, de forma mais específica, a decisão do ministro Gilmar Mendes, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de pedir apuração das contas de Dilma.
“Desde o final do segundo turno eleitoral, outros três processos estão em curso na Justiça Eleitoral, com o claro objetivo por parte do PSDB de questionar uma vitória eleitoral conquistada legitimamente na eleição presidencial de 2014″, diz o texto.
“Reitera-se, novamente, que todos os recursos financeiros utilizados na campanha da presidenta Dilma Rousseff foram arrecadados de forma absolutamente legal e lícita. As contas de campanha da presidenta Dilma foram aprovadas por unanimidade pelo TSE, com parecer favorável do procurador eleitoral do Ministério Público Federal, após rigorosa auditoria”, completa o ministro.
Da Redação da Agência PT   
Voto Distrital

O Voto Distrital é um sistema eleitoral que irá melhorar a forma como você elege um político e acompanha o que ele faz. Hoje temos um enorme problema onde mais de 90% dos deputados são eleitos sem votação própria. Com o Voto Distrital podemos mudar isto e diminuir as chances de corrupção além de fortalecer a relação entre político e cidadão.



PSDB



 O PSDB e o candidato do partido à Prefeitura de São Paulo, José Serra, foram multados em R$ 50 mil cada por propaganda antecipada. A juíza Carla Themis Lagrotta Germano, da 1ª Zona Eleitoral, afirma que os tucanos utilizaram de maneira irregular sua propaganda partidária na TV e no rádio, no dia 22 de junho, para promover a candidatura de Serra antes do prazo permitido por lei.

PT e PMDB haviam entrado com três representações contra Serra depois que o PSDB transmitiu propagandas em que convidava telespectadores e ouvintes para a convenção do partido, no último dia 24. "Vamos eleger José Serra candidato a prefeito de São Paulo", dizia o locutor dos anúncios. Na TV, ainda era exibido o texto "Vamos juntos escolher Serra".




 PCdoB



Amanhã, a pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre, Manuela D' Ávila (PC do B), fará reunião com os aliados (PSB, PSD, PSC e PHS) para definir o vice. Após, ela anuncia seu vice e conversa com a imprensa na sede do PC do B.




PSDB



O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), e o senador Aécio Neves (MG) criticaram nesta quarta-feira a atuação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no episódio que envolveu o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. A cúpula nacional do PSDB está reunida em um hotel em Brasília com os pré-candidatos a prefeito das cem maiores cidades do País.Aécio considerou "muito grave" que um ex-presidente busque interferir em outro Poder. Lembrou que vem de uma escola política que preserva muito a liturgia do cargo, e que se confirmada a conversa entre Lula e Gilmar - "e há algo de veracidade no relato de Gilmar" - "é triste para a democracia e grave do ponto de vista das instituições". O presidenciável do PSDB disse que Lula surpreendeu o País e que essa não era a expectativa dos que acreditaram na palavra dele. "Ninguém está acima da lei e ninguém pode tudo num país que preze a democracia", declarou o senador, para quem houve excesso na ação de Lula e que a população brasileira deverá julgar.







PSDB


O presidente do diretório nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), admitiu nesta quinta-feira (17) que o partido deve lançar o senador tucano Aécio Neves (MG) como candidato para a disputa presidencial de 2014. O pernambucano afirmou que a escolha será feita por meio de prévias "mesmo que tenha só um candidato", mas adiantou que não há "nenhuma força no PSDB hoje que faça oposição ao Aécio dentro do partido".




PP

prefeito José Fortunati (PDT) apresentou à executiva municipal do PP em Porto Alegre, nessa manhã, a proposta pedetista para administrar com os progressistas a Capital pelos próximos quatro anos. Segundo o presidente municipal do PP em exercício, Kevin Krieger, Fortunati garantiu ao partido a mesma importância que está sendo dada às outras legendas integrantes da aliança: PTB e PMDB.



Partidos de Oposição


Partidos de oposição decidiram pedir a convocação do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), à CPI do Cachoeira, para explicar as relações com o empresário Fernando Cavendish, dono da Delta Construções. Embora o PMDB nacional esteja pronto para entrar em campo e evitar o depoimento do governador, o PSDB e o PSOL argumentam que a Delta está no centro das investigações e lembram os contratos do governo do Rio com a empreiteira, que recebeu R$ 1,5 bilhão na gestão Cabral.



PP


Os rumos do PP nas eleições municipais de Porto Alegre começam a ser decididos na próxima semana. A partir de segunda-feira, o partido dará início a uma série de quatro sabatinas com os pré-candidatos José Fortunati (PDT) e Manuela D'Ávila (PC do B) para escolher qual dos dois apoiará em outubro.


 

Bancada do PMDB

O ex-governador Germano Rigotto (PMDB) participará da reunião semanal da Bancada do PMDB, nesta terça-feira (27), com foco exclusivo na mobilização que ganha corpo em todo país em favor da repactuação das dívidas dos estados com a União. Rigotto vai discutir com os deputados as estratégias no sentido da revisão dos contratos firmados em 1997. “É uma oportunidade decisiva não apenas para o reequilíbrio das finanças do RS, mas para que se encontre uma nova referência nas relações federativas”, avalia o líder do PMDB, deputado Márcio Biolchi.



 PTB


A executiva do PTB se reuniu hoje o prefeito José Fortunati (PDT) para almoço sobre eleições. A sigla deverá apoiar a reeleição do atual prefeito.


Prévia do PSDB


O ex-governador José Serra (PSDB) é o candidato favorito dos presidentes de diretórios zonais tucanos da capital que votarão na prévia do próximo dia 25 para escolher quem disputará a Prefeitura de São Paulo pelo PSDB em outubro.



Presidente nacional do PMDB


O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) participa de um encontro, nesta tarde, com representantes da Executiva Estadual gaúcha. O objetivo é alinhavar um posicionamento do partido nas eleições municipais no Rio Grande do Sul, em especial Porto Alegre, onde o PMDB não tem convicção se lançará candidatura própria (o que está mais distante neste momento) ou se irá compor como vice na chapa de José Fortunati, que busca a reeleição.






PSD


O ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quarta-feira, em decisão liminar, o direito de Partido Social Democrático (PSD), fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, poder disputar e ocupar a presidência de duas comissões permanentes na Câmara dos Deputados. A legenda havia recorrido à Justiça para tentar impedir a distribuição das presidências e vices das comissões técnicas entre os outros partidos da Câmara.




 PR



 O PR vai tentar lançar o deputado federal Tiririca como candidato a prefeito de São Paulo. As articulações cresceram desde que José Serra (PSDB) anunciou sua candidatura. Temendo ter problemas caso escolha apoiar Serra ou Fernando Haddad (PT), o partido pensa em lançar o artista como nome próprio na eleição.

 PSDB-MG

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), apontado como um dos pré-candidatos à Presidência da República, não tem perdido as oportunidades de percorrer o Paraná para falar com eleitores e mostrar suas opiniões, ainda que afirme sempre ser muito cedo para definir nomes de candidatos. Em dezembro esteve em Curitiba e hoje foi visitar o Show Rural, um dos maiores eventos agropecuários do País, em Cascavel, no oeste do Estado.

 

Bancada do PT

A bancada do PT no Senado se reúne amanhã (1º), às 11 horas, para definir a permanência ou não da senadora Marta Suplicy (PT-SP) na vice-presidência da Casa. Marta resiste em cumprir o acordo celebrado há um ano com José Pimentel (PT-CE), de que fariam um rodízio no cargo. A disputa estão tão acirrada que o presidente do PT, Rui Falcão, foi convidado a participar da reunião a fim de contribuir para um desfecho pacífico. Isso porque a solução do impasse reflete, diretamente, na campanha do petista Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. Outra pauta é a sucessão do atual líder petista, Humberto Costa (PE).

 

 

PP

Apesar da preferência pessoal da presidente Dilma Rousseff pela volta do ex-ministro Márcio Fortes ao comando das Cidades, esta opção já está praticamente descartada e o líder do PP na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PB), deverá suceder Mário Negromonte no ministério, caso se desenrole de processo judicial já identificado pelo Palácio do Planalto. Negromonte aguarda apenas a volta da presidente da viagem oficial a Cuba e ao Haiti para tomar a iniciativa de entregar o cargo. Ele nem participou ontem de uma reunião na Casa Civil destinada a analisar prevenções para os desastres naturais. Sua agenda anunciava que ele iria, porque é um dos integrantes efetivos do grupo, também composto pelos ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) e Planejamento (Miriam Belchior).


DEM

O líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), aguarda a reunião de hoje da bancada do PT, marcada para as 11 horas, para decidir se recorre ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a iniciativa adotada pelo partido na atual legislatura, de rachar o mandato de dois anos dos ocupantes da presidência das comissões e da vice-presidência do Senado. Ele alega que o procedimento dos petistas, para acomodar os interessados nos cargos, infringe o Regimento Interno da Casa, no caso das comissões, e da Constituição, que fixa o mandato de dois anos para os integrantes das Mesas do Senado e da Câmara. "Eles estão fraudando essas determinações", afirmou.

 

 

 DEM e PMDB

Duas das capitais onde DEM e PMDB caminham juntos para um acordo na disputa municipal deste ano são também exemplos para mostrar que os dois partidos dificilmente irão muito além disso em 2014.
Na Bahia, o deputado ACM Neto, do DEM, e o ex-ministro da Integração Nacional Gedel Vieira Lima, do PMDB, trabalham pelo acordo em 2012, mas cada um está de olho na sua própria can didatura a governador em 2014.

 

PMDB

O PMDB marcou para a primeira semana de março a realização de suas Convenções zonais para a Prefeitura de São Paulo. A iniciativa faz parte da estratégia da legenda de se reestruturar na base eleitoral paulista

 

PPS

Na semana passada, o PPS protocolou requerimento cobrando explicações do ministro da Integração Nacional sobre as denúncias. Ele nega as acusações. Hoje, o PSBD e o DEM anunciaram que também vão apresentar requerimento para que Bezerra esclareça o assunto.

PSB

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi reeleito neste sábado, em Brasília, presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), durante o 12º congresso da sigla. O partido elegeu por unanimidade o novo diretório nacional e os membros dos conselhos de ética e fiscal, segundo informações publicadas pela assessoria de comunicação do partido. O PSB manteve nos postos da executiva o primeiro vice-presidente, Roberto Amaral (RJ), o segundo vice, Beto Albuquerque (RS), e o terceiro vice, João Capiberibe (AP).

 

PT e PMDB

A aliança do PT e do PMDB no Rio de Janeiro deve aumentar a pressão do ex-presidente Lula sobre o pré-candidato peemedebista a prefeito de São Paulo, Gabriel Chalita, para ser vice do ministro Fernando Haddad.

PV

O deputado Fábio Ramalho (PV-MG) afirmou que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT-MG), tem sido alvo de críticas na bancada mineira na Câmara e no Senado. Segundo ele, o ministro não cumpre o papel de interlocutor da bancada junto ao Planalto e sequer retorna os telefonemas dos parlamentares



PP

Mulher do sambista João Nogueira (1941-2000) e mãe do cantor Diogo Nogueira, Ângela Nogueira se filiou ao PP do Rio e pretende disputar uma cadeira na Câmara Municipal da cidade no ano que vem.


PT

A exemplo do que ocorreu em São Paulo, onde o PT enterrou as prévias para escolher o candidato para a Prefeitura paulistana em 2012, o partido trabalha para evitar eleições internas em outras capitais do País.
Já em Porto Alegre, embora o PT tenha dois pré-candidatos à prefeitura, os deputados estaduais Adão Villaverde e Raul Pont, a sigla já decidiu que a escolha será por consenso ou por votação de 350 delegados municipais.

PDT

Além das novas explicações para Dilma, Lupi vai ter de se defender, no próximo sábado, na reunião do Diretório Nacional do PDT. Um dos itens da agenda da reunião é "a prestação de contas do ministro Carlos Lupi de suas ações à frente do Ministério do Trabalho e Emprego". Perante os cerca de 300 integrantes partidários, Lupi tentará uma sobrevida cavando, se possível, uma nota oficial de apoio do PDT à sua permanência na pasta.



Prévias do PT


O ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), disse que deverá manter negociações para tentar evitar as précias do partido para a escolha de um nome único para a prefeitura de São Paulo. O primeiro turno das  prévias está marcado para o próximo dia 27.

Desfiliação

Filiado ao PT desde 1985, o ex-prefeito de Gravataí e ex-deputado estadual Sérgio Stasinski deixou a sigla para se filiar no PTB. A mudança foi oficializada na sexta-feira passada, último dia para troca de legenda para quem irá concorrer nas eleições de 2012.


PMDB

O PMDB voltou a questionar a recriação de 150 cargos de confiança pelo governo Tarso Genro, que haviam sido julgados inconstitucionais e extintos pela justiça. O líder da bancada, Giovani Feltes, alertou que os salários de pelo menos 23 funções, inclusive de nível médio, terão aumento em comparação ao projeto anterior. Um dos exemplos citados é um salário destinado para a Corsan, que passa de R$ 5.292 para R$ 7.938.  Segundo um  jornal local, a  oposição sustenta que o impacto financeiro chega a R$ 1,5 milhão, mas já admite derrota em plenário, nesta terça-feira. Já o deputado Raul Pont, do PT, esclareceu que, se ocorreu uma mudança, foi para atender às próprias exigências do Judiciário.



Celso Bernardi é o novo presidente do PP-RS


O Partido Progressista elegeu Celso Bernardi o novo presidente da sigla, em Convenção Estadual realizada em Porto Alegre, na manhã deste sábado (15), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Candidato único, Bernardi recebeu 947 votos.



Bancada do PDT tem novo Coordenador Geral


Filiado do PDT e militante desde 1996, Pedro Henrique Paiva, 43 anos, é o novo Coordenador Geral da Bancada do PDT na Assembleia Legislativa. PH, como é conhecido, assumiu o cargo na terça-feira, 11, em reunião coordenada pelo líder da bancada, deputado Gerson Burmann.

Com a posse do deputado Paulo Azeredo, segundo suplente na vaga de Ciro Simoni, licenciado exercendo o cargo de secretário de Saúde, a coordenação da bancada recairia no terceiro suplente de deputado, atual vereador de Caxias do Sul, Vinícius Ribeiro, que informou sua desistência à bancada. Tradicionalmente, os deputados contemplam os primeiros suplentes com a indicação para a coordenação da bancada. Pedro Henrique já vinha cumprindo a função de coordenador administrativo da bancada e com apoio dos deputados, passa a exercer a nova função.
    Blogger Comment
    Facebook Comment