Comunicador e ex-político gaúcho, Lauro Hagemann morre aos 84 anos

Morreu em Porto Alegre, por causas naturais, o comunicador Lauro Hagemann, aos 84 anos. Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus há 15 dias. De voz marcante, o "Repórter Esso" passou por diversas rádios e também atuou como político, sendo cassado pela ditadura militar em 1969.
Lauro nasceu em Santa Cruz do Sul em 23 de julho de 1930. O início de sua história no rádio foi em 1946, quando foi contratado pela Rádio Santa Cruz. Em 1950 mudou-se para Porto Alegre. Na capital, recebeu convite da direção da Rádio Progresso, de Novo Hamburgo, onde atuou por três meses. Participou do concurso da Rádio Farroupilha, que escolheria o novo Repórter Esso. Foi aprovado e leu o noticiário pela primeira vez em junho daquele ano.
Lauro Hagemann morreu de causas naturais no hospital (Foto: Reprodução/RBS TV)Lauro Hagemann morreu de causas naturais no hospital
(Foto: Reprodução/RBS TV)
O comunicador seguiu na apresentação durante 14 anos, até 1964. Antes, em 1962, participou da fundação do Sindicato dos Radialistas, e foi o primeiro presidente da entidade. Em maio de 1964, tomou posse como vereador em Porto Alegre. Em 1966, foi eleito deputado estadual pelo MDB.
Em 1969, foi cassado pela ditadura militar e retomou a atividade política na década de 1980. Além da Farroupilha e da Progresso, teve passagens pelas rádios Guaíba, Universidade e Pampa.
Velório na Assembleia Legislativa
O corpo do radialista será velado no Salão Júlio de Castilhos das 9h30 às 18h, quando o corpo segue para o Crematório Metropolitano, onde ocorre a cerimônia de cremação a partir das 19h. Em razão da morte de Hagemann, não haverá sessão plenária na Assembleia Legislativa nesta terça. G1
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário