Páginas

terça-feira, 12 de maio de 2015

Comunicador e ex-político gaúcho, Lauro Hagemann morre aos 84 anos

Morreu em Porto Alegre, por causas naturais, o comunicador Lauro Hagemann, aos 84 anos. Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus há 15 dias. De voz marcante, o "Repórter Esso" passou por diversas rádios e também atuou como político, sendo cassado pela ditadura militar em 1969.
Lauro nasceu em Santa Cruz do Sul em 23 de julho de 1930. O início de sua história no rádio foi em 1946, quando foi contratado pela Rádio Santa Cruz. Em 1950 mudou-se para Porto Alegre. Na capital, recebeu convite da direção da Rádio Progresso, de Novo Hamburgo, onde atuou por três meses. Participou do concurso da Rádio Farroupilha, que escolheria o novo Repórter Esso. Foi aprovado e leu o noticiário pela primeira vez em junho daquele ano.
Lauro Hagemann morreu de causas naturais no hospital (Foto: Reprodução/RBS TV)Lauro Hagemann morreu de causas naturais no hospital
(Foto: Reprodução/RBS TV)
O comunicador seguiu na apresentação durante 14 anos, até 1964. Antes, em 1962, participou da fundação do Sindicato dos Radialistas, e foi o primeiro presidente da entidade. Em maio de 1964, tomou posse como vereador em Porto Alegre. Em 1966, foi eleito deputado estadual pelo MDB.
Em 1969, foi cassado pela ditadura militar e retomou a atividade política na década de 1980. Além da Farroupilha e da Progresso, teve passagens pelas rádios Guaíba, Universidade e Pampa.
Velório na Assembleia Legislativa
O corpo do radialista será velado no Salão Júlio de Castilhos das 9h30 às 18h, quando o corpo segue para o Crematório Metropolitano, onde ocorre a cerimônia de cremação a partir das 19h. Em razão da morte de Hagemann, não haverá sessão plenária na Assembleia Legislativa nesta terça. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário