Rodovia do Parque precisará ser estendida para funcionar
Novos estudos indicam que a tão sonhada rodovia do Parque que seria solução para desafogar a BR-116, no trecho entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul, terá que ser prolongada até Portão para funcionar como alternativa aos congestionamentos entre a Capital e o Vale dos Sinos. A preocupação foi manifestada, nesta terça-feira pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade, durante os debates do encontro promovido pela Sociedade de Engenharia do RS (Sergs) sobre “Os Gargalos Viários de Porto Alegre e Região Metropolitana” ao prever que, no atual formato, haverá “um colapso nas duas pontas” da via expressa, na área da Av. Castelo Branco, em Porto Alegre e ao norte de Sapucaia do Sul de boa parte dos 72 mil veículos que se deslocam, diariamente, no trecho.Levantamento de tráfego concluído em março indica que apesar de mais baixo, o trânsito depois de Sapucaia já atingiu os 60 mil carros/dia, o que obrigaria a via expressa a ser mais extensa. O superintendente regional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Vladimir Roberto Casa, reconheceu que há este risco de retenção do trânsito, na entrada e saída da Rodovia do Parque, tanto que já há um estudo no órgão federal para extensão da via até depois de São Leopoldo. Ele confirmou, também, uma série de obras, principalmente viadutos, para dar uma vazão maior à BR-118, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. Anunciou que será aberta até junho próximo, a licitação para serem implantados uma série de serviços de apoio nesta rodovia, monitorados por câmeras que orientarão sobre os pontos de congestionamento que, se forem causados por panes ou acidentes, terão uma solução mais rápida. O secretário Daniel Andrade detalhou, ainda, algumas iniciativas que o Estado vem tomando para criar novas rotas que permitam descongestionar os acessos e saídas da região metropolitana, como a duplicação da RS-118, que terá um trecho de 6 quilômetros pronto até o final do ano. O Estado deverá abrir, em breve, licitação da RS-010, ou Via Leste, de 42 quilômetros , ligando Porto Alegre a Sapiranga, que pretende ser, junto com a Rodovia do Parque, a solução para a saturação da BR-116. O superintendente do Dnit afirmou que não há mais discussão sobre a necessidade ou não da segunda ponte sobre o Guaíba e que a definição ocorrerá assim que for concluído o estudo de viabilidade que apontará o local da nova travessia. O evento aconteceu esta semana, no Plaza São Rafael., segundo informações da Todt Comunicação.
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