Um dos ensinamentos de Zaguini é a importância de manter o foco no cliente. O chamado Customer Centricity, tem como objetivo usar informações dos consumidores para direcionar os negócios. Não se trata de acumular enormes quantidades de dados para serem usados de forma reativa, ou seja, apenas para explicar os resultados passados. Mas sim de integrar essas informações no planejamento do negócio. “As empresas precisam entender que os consumidores querem experiências, querem que o produto que compram da sua empresa se transforme em um evento, mas para isso, elas precisam ter informações desse cliente”, analisa. A implementação das vendas por multicanais também merece destaque nas análises do diretor do Google. Segundo ele, essa é a grande tendência no varejo. “Os empresários não podem ignorar o fato do número de compradores online crescer a uma taxa média anual composta de 44% nos últimos cinco anos”, afirma Zaguini. Atualmente, o e-commerce é usado por pessoas de todas as faixas que não necessariamente compram pela internet. Algumas pesquisam e depois fecham o negócio nas lojas físicas. Uma pesquisa, feita pela F/Nazca em parceria com o Datafolha, destacou que 15% das compras de rua e shopping tem como base uma pesquisa na internet. A maioria dos consumidores com esse perfil tem mais de 16 anos e não dispensam a consulta prévia. Entre 2.117 entrevistados em diversas regiões do País, 63% acessam a rede de casa, 60% optam pelos sites das lojas e 58% admitem que a opinião de outros internautas influencia na iniciativa de compra. Conforme a F/Nazca, essa alternativa de pesquisa tem impacto sobre aproximadamente R$ 51 bilhões das vendas no comércio varejista. Portanto, a dica é apostar nos multicanais, ou seja, criar interfaces que se complementem e cheguem vivas até o consumidor final. “O Brasil é campeão mundial em tempo médio de navegação por usuário residencial: 26h15min. Não podemos desperdiçar esse público”, completou. Foto: Stadium Foto
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