Divulgação do suco de uva brasileiro terá investimento de R$ 1,7 milhão


Parceria envolve o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Instituto Brasileiro da Fruta (Ibraf), com ações programadas de agosto deste ano a fevereiro de 2010. A promoção do suco de uva no Brasil e no mundo receberá R$ 1,7 milhão em ações que serão realizadas de agosto deste ano a fevereiro de 2010. O investimento faz parte do Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva, firmado nesta terça-feira (28), em Bento Gonçalves (RS), entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Instituto Brasileiro da Fruta (Ibraf), em conjunto com a de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex-Brasil) e apoio do Sebrae e do governo do Estado do Rio Grande do Sul. A parceria abrange os estabelecimentos vinícolas que elaboram sucos de uva natural e integral nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Bahia. “O projeto divulgará os produtos prontos para beber, com maior valor agregado para os produtores, e padrão de qualidade superior aos consumidores, com benefícios para a saúde”, afirmou o presidente do Conselho do Ibravin, Denis Debiasi. O suco de uva natural e integral possui 100% de uva, ao contrário dos refrescos, que a têm apenas 10% de uva e os néctares, que possuem até 30% de uva na sua elaboração. Os polifenóis, que combatem os radicais livres, estão amplamente presentes no suco de uva. “Nosso público alvo são as pessoas que desejam alimentos naturais e gostosos para uma vida saudável e divertida”, observou o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani. O presidente do Ibraf, Moacyr Saraiva Fernandes, disse que hoje há uma grande confusão no mercado, com falta de informações generalizadas e misturadas para o consumidor. “Necessitamos informar as pessoas sobre o que é suco natural de fruta, diferenciando-os de produtos assemelhados, e deixando a decisão de compra para os consumidores”, destacou. “Precisamos estabelecer a correta identificação dos produtos”. - Ações programadas - No Brasil, haverá a participação na Fruit&Log, de 8 a 10 de setembro, em São Paulo. Também serão desenvolvidas atividades de capacitação em Boas Práticas de Fabricação e degustações em ponto de venda. No mundo, a divulgação do suco de uva brasileiro será feita em três feiras internacionais. Na Asia Fruit Logistica, de 2 a 4 de setembro, em Hong Kong, na China; na Fruit Logistica 2010, de 3 a 5 de fevereiro, em Berlim, Alemanha, e na Gulfood 2010, de 21 a 24 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Também será realizada prospecção de mercado em dois países, no Canadá e na China. As ações ainda prevêem duas edições do Projeto Comprador, com rodadas de negócios com compradores nacionais e internacionais na Fruit&Log, em São Paulo, e na Frutal Cone Sul, de 5 a 7 de novembro, em Bento Gonçalves. O Ibravin e o Ibraf ainda organizarão visitas de jornalistas internacionais para conhecer a cadeia produtiva do suco de uva no Brasil, no chamado Projeto Imagem, e desenvolverão a a iniciativa “Turismo Saudável”, uma degustação de frutas e sucos para pilotos e formadores de opinião durante o Grande Prêmio de Fórmula 1, de 16 a 18 de outubro em São Paulo. A parceria entre as instituições prevê a elaboração de materiais promocionais, catálogo, banner, email marketing, web rádio, programas em português e inglês, além de um CD informativo a ser distribuído para compradores internacionais e formadores de opinião. Na foto, Denis Debiasi (presidente Conselho do Ibravin) e Moacir Fernandes (presidente do Ibraf) brindam a parceria. Foto: Ibravin
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário