A Petrobras já assumiu a tarefa de prospecção de gás e petróleo em um bloco de águas profundas na costa mexicana do golfo do México, e a construtora Odebrecht está dirigindo um enorme projeto, financiado em grande parte pelo Brasil, para transformar o porto de Mariel em um moderno terminal de contêineres.
O porto de Mariel, 50 quilômetros a oeste de Havana, é mais conhecido por ter sido o local de embarque de milhares de cubanos que participaram de um êxodo para os EUA em 1980. Cuba deseja que o local se torne seu principal porto.
Segundo a Reuters, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já liberou 300 milhões de dólares para que a Odebrecht construa novas estradas, ferrovias, cais e armazéns em Mariel.
Lula disse neste mês que o Brasil também deseja investir em hotéis e rodovias em Cuba.
Durante a visita, os dois governos vão assinar acordos para a criação de empresas conjuntas para a produção de vidros, móveis e produtos de biotecnologia, segundo o diplomata.
Ainda segundo a Reuters, a Petrobras tem realizado testes sísmicos no seu bloco de alto mar, mas ainda não se decidiu por explorar o local. Em seu programa semanal de rádio, Lula afirmou que a Petrobras pode perfurar um poço de testes neste ano.
0 comentários:
Postar um comentário