MP acusa PT de usar propaganda para exaltar Dilma

O Ministério Público Eleitoral entrou com uma representação contra o PT que acusa o partido de usar a propaganda partidária para exaltar a pré-candidata à Presidência, Dilma Rousseff.

A propaganda foi ao ar no dia 13 deste mês e teve como estrelas Dilma e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na peça, Lula compara a história de Dilma a do líder sul-africano Nelson Mandela.

A representação está sendo analisada pelo ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Aldir Passarinho, corregedor-geral eleitoral. Neste caso, os partidos de oposição preferiram não entrar na Justiça contra o PT.

Para a Procuradoria, a propaganda faz "explícita exaltação do nome da pré-candidata e propaganda negativa do candidato adversário".

Segundo a representação, assinada pelo procurador-geral eleitoral Roberto Gurgel, Lula ocupou metade do espaço do programa para traçar a trajetória da ex-ministra da Casa Civil, sua capacidade, ideias, e opiniões. "No esforço para exaltar seu nome, valeu até a comparação com o líder sul-africano Nelson Mandela", diz o procurador.

Ao comparar os períodos Lula-Dilma e FHC-Serra, o programa sugere que Dilma é a melhor opção à Presidência.

O procurador diz que o PT não usou o tempo para a propaganda partidária, como determina a lei eleitoral.

Na representação, Gurgel lembra que Dilma e Lula já foram multados três vezes por propaganda eleitoral antecipada e pede a multa máxima -R$ 25 mil. Ele também quer a cassação do programa partidário do PT do segundo semestre de 2011, já que o primeiro já foi cassado.(Folha S.Paulo)

Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário