O uso das estratégias digitais em campanhas de comunicação e marketing das empresas é cada vez mais comum. O que antes era focado apenas em banners nos grandes portais hoje vem se diversificando drasticamente através do uso sistemático de muitas ferramentas.
As redes sociais, ou de relacionamento, as redes de conteúdo, os sites super segmentados, dentre as diversas opções que a web proporciona, têm feito com que a comunicação seja cada vez mais direcionada, trazendo mais resultados. Por outro lado, percebemos que ainda é recente a diminuição na resistência por parte de certas agências de propaganda que, gradativamente estão se rendendo ao mundo digital. O assunto foi discutido durante o Almoço do Varejo, evento realizado pela CDL Porto Alegre, no Hotel Plaza São Rafael, que contou com a presença do diretor de marketing da WBI, Paulo Kendzerski.
Há alguns tempos, para se construir uma marca bastava inserir anúncios em horário nobre do principal canal de TV, selecionar rádios importantes e estar presente nos jornais de maior circulação. Hoje, porém, além de uma gama muito maior de veículos segmentados, existe toda a complexidade trazida pelo universo digital, seja pela participação do internauta, pela extrema segmentação, seja pela velocidade de propagação e influência. “É impossível continuarmos imaginando que a Internet é uma mídia de massa. Que basta você colocar um banner, um pop-up num site com uma audiência fantástica que rapidamente seu site irá explodir de tantos novos clientes”, explica o especialista.
Segundo Kendzerski, é inviável, para qualquer marca, ficar ausente dessa plataforma, tendo em vista que, somente falando do nosso país, praticamente metade de toda população está on-line. Mais de 60% das pessoas se utilizam da web antes de consumir qualquer coisa. “Com um pequeno investimento, uma empresa alcança o topo dos mecanismos de busca e poderá permanecer lá por longo período, desde que sua estratégia de posicionamento nestes mecanismos de busca seja feito da forma adequada”, analisa.
O Brasil possui hoje 67 milhões de pessoas com acesso ao mundo digital. Segundo o levantamento do IBGE, mais de 16 milhões de residências possuem acesso à internet. O mais interessante é de que, até dois anos atrás, o mercado digital ainda encontrava-se, de certa forma, estagnado. Porém, com a expansão impressionante das redes sociais, tornou-se indispensável qualquer empresa ter uma relação aberta com seu cliente, através da internet. Foto: Reprodução/EI
As redes sociais, ou de relacionamento, as redes de conteúdo, os sites super segmentados, dentre as diversas opções que a web proporciona, têm feito com que a comunicação seja cada vez mais direcionada, trazendo mais resultados. Por outro lado, percebemos que ainda é recente a diminuição na resistência por parte de certas agências de propaganda que, gradativamente estão se rendendo ao mundo digital. O assunto foi discutido durante o Almoço do Varejo, evento realizado pela CDL Porto Alegre, no Hotel Plaza São Rafael, que contou com a presença do diretor de marketing da WBI, Paulo Kendzerski.
Há alguns tempos, para se construir uma marca bastava inserir anúncios em horário nobre do principal canal de TV, selecionar rádios importantes e estar presente nos jornais de maior circulação. Hoje, porém, além de uma gama muito maior de veículos segmentados, existe toda a complexidade trazida pelo universo digital, seja pela participação do internauta, pela extrema segmentação, seja pela velocidade de propagação e influência. “É impossível continuarmos imaginando que a Internet é uma mídia de massa. Que basta você colocar um banner, um pop-up num site com uma audiência fantástica que rapidamente seu site irá explodir de tantos novos clientes”, explica o especialista.
Segundo Kendzerski, é inviável, para qualquer marca, ficar ausente dessa plataforma, tendo em vista que, somente falando do nosso país, praticamente metade de toda população está on-line. Mais de 60% das pessoas se utilizam da web antes de consumir qualquer coisa. “Com um pequeno investimento, uma empresa alcança o topo dos mecanismos de busca e poderá permanecer lá por longo período, desde que sua estratégia de posicionamento nestes mecanismos de busca seja feito da forma adequada”, analisa.
O Brasil possui hoje 67 milhões de pessoas com acesso ao mundo digital. Segundo o levantamento do IBGE, mais de 16 milhões de residências possuem acesso à internet. O mais interessante é de que, até dois anos atrás, o mercado digital ainda encontrava-se, de certa forma, estagnado. Porém, com a expansão impressionante das redes sociais, tornou-se indispensável qualquer empresa ter uma relação aberta com seu cliente, através da internet. Foto: Reprodução/EI
O Marketing Digital ainda está em estágio de amadurecimento no Brasil. Aos poucos os empreendedores estão se conscientizando que é importante de investir nesta mídia, mesmo para as empresas que não fazem vendas on line.
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