CDL - Comunicação interna deve estar alinhada à estratégia da empresa


O endomarketing hoje é o processo capaz de alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. As organizações estão fazendo muito mais que endomarketing. Agora, estão fazendo propaganda interna. Esta é a conclusão da diretora presidente da HappyHouse Brasil, Analisa de Medeiros Brum, que apresentou aos lojistas gaúchos uma série de cases de sucesso de comunicação interna, ressaltando a importância desta ferramenta. “Estamos diante um novo mundo corporativo, com foco total no crescimento, no aumento da produtividade e na redução de custos e de recursos. E para que os funcionários entendam as mudanças, é preciso mais do que motivação, é necessário engajamento”, explicou.
Durante o Almoço do Varejo, realizado pela CDL Porto Alegre nesta terça-feira (24), Analisa falou que a melhor estratégia para comunicar a mudança é a informação, pois “ninguém gosta ou entende aquilo que não sabe e nem conhece”. As pessoas não se envolvem quando não sabem os objetivos e as estratégias da organização que trabalham e os líderes têm um papel fundamental em repassar estas informações. “O líder está num lugar estratégico na pirâmide de qualquer organização. Ele está entre a direção e a base, o que é fundamental para o compartilhamento da comunicação”, destacou Analisa.
No varejo, o funcionário é o contato com o cliente e ele precisa estar bem informado para saber o que comunicar aos consumidores. “O empregado que recebe informação não deixa de assumir responsabilidades e, no comércio, quem faz a linha de frente deve estar preparado para atender toda demanda”, completou. Gerentes preparados para representar o negócio, a utilização dos mesmos canais de comunicação em todas as lojas e um bom posicionamento interno contribuem para um resultado positivo.
Para uma boa comunicação interna nas organizações, é preciso que seja decidido um posicionamento. “Como queremos ser percebidos”, “Qual a visão que desejamos que seja compartilhada”, “Onde queremos chegar” e “O que desejamos construir internamente” são questões que devem ser pensadas para tomada de decisões. “O posicionamento tem que estar presente em todos os momentos de uma empresa. As pessoas precisam ser lembradas disto o tempo todo”, concluiu a palestrante.Foto: Divulgação CDL
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário