Na reunião desta terça-feira (21/06) da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara Federal, a bancada feminina apresentou documento com contribuições ao relatório do deputado federal Henrique Fontana (PT-RS). As parlamentares defendem uma proposta com a presença alternada de gênero na lista partidária.
De acordo com o documento, o Brasil está em 108º lugar em participação das mulheres no Parlamento em um ranking que inclui 187 países. Os vizinhos Argentina, Equador e Bolívia, respectivamente, estão 12º, 21º e 36º lugares. Na atual legislatura, apenas 8% dos parlamentares são mulheres na Câmara Federal, “sendo que somos mais de 50% da população”, reforça o documento.
Relator da Comissão, Fontana adiantou que tem muita simpatia pelo tema e que essa é uma das questões que será abordada em seu relatório. “As ações para fortalecer e garantir a ampliação da participação feminina na política brasileira são positivas”, declarou o parlamentar.
Henrique Fontana informou, também, que precisará adiar a apresentação do seu parecer entre 10 e 14 dias, e adiantou alguns temas que constarão no relatório: mudanças no sistema de financiamento das campanhas, na data das eleições e da posse, nas regras de suplência dos senadores e nos instrumentos de participação popular na elaboração de políticas públicas. Foto: Assessoria Deputado Henrique Fotnana
- Blogger Comment
- Facebook Comment
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário