Festival do Teatro Brasileiro (FTB) - Cena Mineira - De 7 de junho a 17 de julho em Porto Alegre


 Consolidado em diversas regiões do país, chega a Porto Alegre o Festival de Teatro Brasileiro (FTB) – Cena Mineira, um rico mosaico composto de espetáculos cênicos, oficinas de qualificação de atores e de formação de platéia concebidas por experientes e consagrados atores, companhias e grupos de Minas Gerais, além de ações de estímulo ao intercâmbio entre grupos. Por aqui passarão grupos renomados como o Galpão, o Giramundo e o Luna Lunera (confira a programação em destaque abaixo). O público poderá conferir os espetáculos a partir de 30 de junho até 17 de julho, em diversas salas e parques da cidade, todos com ingressos a 5 e 10 reais. Os espetáculos de teatro de rua tem entrada franca e os que acontecem no Theatro São Pedro já tem ingressos à venda. Os demais podem ser adquiridos nas respectivas salas duas horas antes de cada apresentação.
Em sua décima primeira edição, o Festival do Teatro Brasileiro (FTB) está acontecendo em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, nas cidades de Campinas, Paulínia, Sorocaba, Curitiba, Araucária, Ponta Grossa, Porto Alegre, Caxias do Sul e Novo Hamburgo, e leva para essas platéias um diversificado painel da produção cênica de Minas Gerais com o patrocínio da Petrobras, co-patrocínio da Caixa e incentivo do Ministério da Cultura / Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Ao longo dos 54 dias de realização desta etapa do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Mineira, serão apresentadas 84 sessões de 17 espetáculos, realizadas 12 oficinas gratuitas de qualificação profissional, bate-papos com o público após apresentações, convites a convivência e troca de experiências profissional entre grupos de Minas e dos Estados que recebem o Festival, além de um bem estruturado programa educativo para alunos da rede pública.
Na programação dos espetáculos do FTB – Cena Mineira destaca-se a influência da cultura de grupo, semeada pelo Galpão Cine Horto (núcleo de estudos e formação do Grupo Galpão). Uma série de coletivos produz trabalhos criados com base no sistema colaborativo. Há ainda trabalhos em estéticas experimentais e híbridas, associando-se a linguagens como cinema, performance, vídeo, dança, e outros com potente discurso político e estético, como é o caso de BarbAzul. Em teatro-performance, a intervenção de rua com Baby dolls, formado por um coletivo de mulheres, faz ponte com o teatro contemporâneo de Minas.
“A diversidade de propostas estéticas é o que mais chama atenção na significativa mostra de trabalhos que compõem a programação do Festival Brasileiro de Teatro – Cena Mineira. Nos espetáculos a serem apresentados há a evidência de um mercado teatral pulsante.” Destaca Sergio Maggio, um dos curadores do Festival.
            As 12 oficinas gratuitas distribuídas entre SP, PR e RS abordarão desde a preparação corporal e criação de vocabulário físico à criação e apresentação de cenas, no teatro e em espaços públicos, e improvisos; passando por aulas práticas de construção e manipulação de bonecos, bem como técnicas de interpretação a partir de trabalhos de corpo e voz. Com aproximadamente 220 horas de oficinas oferecidas a um público diversificado, que inclui estudantes e profissionais de dança e teatro, produtores culturais e comunidade em geral, distribuído em mais de 230 vagas, os mineiros certamente deixarão sua marca pelos 3 estados por onde o FTB irá passar.
            Outra ação, proposta pelo Festival, que vale ser destacada é o intercâmbio entre grupos e coletivos de artistas. Cada companhia de teatro mineira entrará em contato com uma companhia do Estado por onde passará para convidar os integrantes a participarem da montagem, dos ensaios ou até mesmo para conversas sobre processos criativos, com a propósito de estreitar elos e trocar experiências.
Com a realização de todas as ações propostas pela 11ª Edição do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Mineira estima-se um público direto superior a 30.000 pessoas dentre os quais 9.000 são alunos da rede pública de ensino e a criação de cerca de 260 empregos temporários diretos.
A cada etapa do Festival, dois ou mais estados têm a chance de conhecer o produto cultural de outro estado brasileiro. Ao longo das 10 Edições anteriores, já foram apresentadas as Cenas Baiana, Cearense, Pernambucana e Mineira nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Ceará, Maranhão e Pernambuco e no Distrito Federal. A Petrobras é patrocinadora do FTB desde 2008.
Os 72 espetáculos apresentados nas 10 edições do FTB foram apreciados por um público superior a 102 mil espectadores em mais de 260 apresentações. Como as ações de acessibilidade, chegam-se ao número de mais 13.500 pessoas que assistiram a apresentações de rua; e 55.000 pessoas que freqüentaram os teatros, a preços simbólicos de R$ 5,00 a meia-entrada ou com entrada gratuita. Ainda, mais de 19.000 crianças e jovens, da rede pública de ensino ou em situação de risco, assistiram gratuitamente a espetáculos diversos.


  Festival do Teatro Brasileiro – Cena MineiraEtapa Rio Grande do Sul

Baby Dolls – uma exposição de bonecas (intervenção urbana)  PerformanceBaby Dools é uma performance de bonecas, uma intervenção urbana para três atrizes e uma dramaturga. A partir de referências da arte contemporânea, procedimentos de corpo-instalação e a obra do artista plástico Artur Barrio, Baby Dools discute a invenção do feminino. Monumentos animados das mulheres objetos convidam os transeuntes a brincar. Mulheres princesas, mulheres noivas, mulheres dóceis, mulheres mudas. Logo, essas bonecas serão mulheres mortas, marcadas a giz no chão. A intervenção vem provocando interrupções no cotidiano dos transeuntes que, desavisados, se deparam com ela. A ação visa destruir os estereótipos que se reproduzem e desorganizar as imagens dadas, permitindo que uma fenda se reproduza nos sentidos.
Apresentação: 30 de junho, 01 e 02 de julhoLocal: não será divulgado (a idéia do grupo é surpreender o publico)Horário: 15h  Ingressos: Gratuito
Duração: de 50 a 70 minutos
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos


Tio VâniaPeça escrita entre 1896 e 1897 por Anton Tchekhov, Tio Vânia tem como um de seus temas centrais a perda inevitável das ilusões e a conseqüente obrigação do homem de enfrentar o futuro. O protagonista Ivan Petrovitch Voinítski, também chamado Vânia, tem quase cinqüenta anos e descobre que até então desempenhou um papel secundário na vida. Essa tomada de consciência acontece quando seu cunhado e dono das terras onde vive e trabalha, o professor aposentado Serebriácov, volta a morar no campo e traz consigo sua nova esposa, a linda e jovem Helena, que desperta a paixão do fazendeiro e de seu amigo Ástrov, um médico com idéias originais e progressistas. Para Vânia, toda a sua vida foi dissipada na dedicação cega e braçal a um mestre que nada tinha para ensinar. Esse sentimento demasiado humano do próprio fracasso está presente não só no tio, mas em todas as personagens que habitam ou visitam a fazenda. Sônia sua jovem sobrinha, filha de Serebriácov, talvez seja a única que ainda é capaz de acreditar e pregar novas utopias.
Ficha técnica:Direção: Yara de NovaesTexto: Anton TchékhovElenco: Antonio Edson; Arildo de Barros; Eduardo Moreira; Fernanda Vianna; Paulo André; Teuda Bara. Atriz convidada: Mariana Lima MunizApresentação: 30 de junho e 01 de julhoLocal: Teatro São PedroHorário: 21hIngressos: R$ 10,00 (inteira), e R$ 5,00 (meia-entrada)
Workshop do Grupo Galpão
Dia 1º/07: Bate-papo com o público das 14h às 16h
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos


Coreografia de CordelDança contemporâneaProjeto concebido pela Fundação Clóvis Salgado em 2004, Coreografia de Cordel é resultado de uma pesquisa realizada pelos integrantes da Cia. de Dança Palácio das Artes em Medina, cidade do interior de Minas Gerais, onde o grupo pesquisou e vivenciou os hábitos e a cultura local. Elaborado a partir do aprofundamento do grupo no método Bailarino-Pesquisador-Intéprete (BPI), de Graziela Rodrigues, Coreografia de Cordel foi dirigido por Cristina Machado e contou com a colaboração de pesquisadores da área de dança, teatro, artes visuais, literatura, antropologia e gestão cultural.
Ficha técnica:
Direção Coreográfica: Tuca PinheiroApresentação: 02 e 03 de julhoLocal: Teatro São PedroHorário: Dia 02 de julho – 21h e 03 de julho – 18hIngressos: R$ 10,00 (inteira), e R$ 5,00 (meia-entrada)
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Duração: 75 minutos


CortiçosRealismo / Teatro de GrupoO texto “O Cortiço”, do autor brasileiro Aluísio Azevedo, foi o princípio de investigação para revelar as idéias que são discutidas no espetáculo Cortiços. Através da sintonia entre os intérpretes e personagens, as ações e relações contidas no texto tornam-se prioridades. O romance fornece pistas e são feitas escolhas que permitem detectar as tensões nas vidas das personagens como habitantes de um sistema. Poder, ascensão social, disputa, exploração, desgosto, submissão, perda de identidade, desengano, sedução, erotismo, alegria, musicalidade, loucura, ritual de passagem, saudades, inocência violada, perdição, vida e morte, céu e inferno. Escolhas são feitas a cada instante.  
Ficha técnica:
Concepção: Cia. Luna Lunera e Tuca Pinheiro
Direção e Coordenação Dramatúrgica: Tuca Pinheiro
Intérpretes Criadores: Cláudio Dias, Débora Vieira, Isabela Paes, Marcelo Souza e Silva e Fernando de Oliveira Pinto Coelho.

Apresentação: 05 e 06 de julhoLocal: Teatro RenascençaHorário: Dia 05 de julho – 20h e 06 de julho – 20h Ingressos: R$ 10,00 (inteira), e R$ 5,00 (meia-entrada)
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos
Duração: 70 minutos

Nesta data QueridaDramaA proposta de criação do espetáculo privilegiou a temática urbana belorizontina e sua realidade, passando por uma investigação de arquétipos cuja a universalidade serviu de contraponto a um possível e indesejado bairrismo. Os atores entrevistaram cidadãos anônimos e também buscaram inspiração para a construção de suas personagens através de fotos, imagens, poemas, fragmentos literários, músicas e notícias contemporâneas de jornais mineiros. Material base para traduzir conflitos existenciais não necessariamente regionalizados: a incomunicabilidade, a solidão em meio à massa urbana, as buscas de laços sociais, a tentativa de solidariedade, o choque das diferenças e o anseio amoroso.Indicado ao 1º Prêmio Usiminas-Sinparc - Melhor Ator (Cláudio Dias) e Melhor Atriz Coadjuvante (Cláudia Corrêa).
Ficha técnica:Concepção: Cia. Luna Lunera, Guilherme Lessa e Rita Clemente
Direção: Rita Clemente
Em cena: Ana Flávia Rennó, Cláudia Corrêa e Cláudio Dias
 Apresentação: 08, 09 e 10 de julhoLocal: Teatro de Câmara Horário: Dias 08 e 09/07 – 20h e 10/07 – 18hDia 09/07: Bate-papo com o público após a apresentação
Ingressos: R$ 10,00 (inteira), e R$ 5,00 (meia-entrada)
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 55 minutos


Próxima Edição - Espreme Que Sai SangueTeatro de RuaO espetáculo narra com música e dinamismo três crimes passionais que se tornam notícias de jornal. Situações trágicas e absurdas que permeiam nosso dia-a-dia. Histórias que passariam em branco se não fosse o apelo sensacionalista de seus desfechos e a curiosidade e o gosto humano pela tragédia: Briga de amigos mata mulher!  Conta a saga de dois amigos de infância que vêem seus destinos transformados por uma mulher, a Rainha da Primavera do Bairro. A presença dos narradores, representando os leitores de jornal, amplia o universo da manchete trazendo estatísticas reais e absurdas sobre os temas propostos em cena. Granfino mata filho adotivo! Melodrama latino que narra a trajetória de um excêntrico casal e do seu motorista e filho adotivo. A narração é feita pelos redatores de um jornal que compõe a notícia simultaneamente com a cena. Menina Veneno! Drama familiar de uma paixão entre uma adolescente e seu cunhado. Tudo já previa o triste fim. Com uma banca como pano de fundo e um menino berrando manchetes metafóricas à cena, a tragédia é consumada.  
Ficha técnica:Direção: Eduardo Moreira
Elenco: Gabriel da Luz, Glauco Mattos, Leila Verçosa, Marcelo Oliveira, Mariana Jacques, Polyana Horta e Ronaldo Al­ves

Apresentações: 07 de julho – Novo Hamburgo / 08 de julho – Caxias do Sul /  09 e 10 de julho – Porto AlegreLocais e horários: (Porto Alegre) - Dia 9 na Usina do Gasômetro, às 11h e dia 10 no Parque Farroupilha, às 11h e 15h. (Novo Hamburgo) – Dia 7 no Calçadão de Novo Hamburgo, às 11h. (Caxias do Sul) – Dia 8 na Praça Dante Alighieri, às 11h.Ingressos: Gratuito
Duração: 60 minutos

BarbazulProcesso ColaborativoO espetáculo tem como base a história O Barba Azul, de Charles Perrault. O mito de um homem que se casava com as mulheres e depois as matava. Esse mito fala das relações de dominação, das relações de submissão não só entre homens e mulheres, mas também entre mulheres e entre homens, e entre hierarquias sociais diversas. O espetáculo se utiliza de diversas técnicas cênicas, como dança, musica tocada ao vivo e narração de historias para contar de maneira lúdica e divertida, mas ao mesmo tempo poética e lírica, uma história mítica que fala de nossa vida cotidiana e atual.
Ficha técnica:Concepção e Direção: Ângela Mourão.
Atuação: Ângela Mourão e Beto Militani.
Produção Geral: Marcelo Bones
Apresentação: 13 e 14 de julhoLocal: Teatro Bruno Kiefer Horário: 20hIngressos: R$ 10,00 (inteira), e R$ 5,00 (meia-entrada)
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos


Concessa – Tecendo prosaComédiaComédia sobre o cotidiano de uma dona-de-casa simples e contestadora, que leva o público a refletir com humor sobre a simplicidade da vida, mesmo num mundo globalizado. Concessa diverte e resgata os valores mais íntimos do espectador ao envolvê-lo nas emoções, sentimentos e aspirações tão comuns a milhares de mulheres brasileiras. Livre de preconceitos e agressões, a peça é um entretenimento para todas as idades, raças, religiões e culturas, alternando momentos de densidade dramática e situações cômicas. A crítica especializada considera que a emoção é um dos principais motivos para o sucesso absoluto de Concessa, que completa em 2008 dez anos de circulação por diversas capitais e cidades do interior do Brasil.
Ficha técnica:
Texto: Cida Mendes
Direção: Iolene de Stéfano
Apresentações: 13 e 14 de julho
Local: Teatro do Sesc (Porto Alegre)Horários: 20h,Dia: 15 de julhoLocal: Teatro Paschoal Carlos Magno (Novo Hamburgo)Horário: 20hDia: 16 de julhoLocal: Teatro São Carlos (Caxias do Sul)Horário: 20hIngressos: R$ 10,00 (inteira), e R$ 5,00 (meia-entrada)Classificação indicativa: Livre para todos os públicosDuração: 70 minutos
Concessa – Pendura e caiComédiaO público da Concessa  costuma dizer que a personagem é tão carismática e divertida que sempre deixa um ‘gostinho de quero mais’. Foi por isso que surgiu ‘Pendura e Cai’, uma  nova montagem que tem por cenário o terreiro da casa de Concessa. As roupas da casa, o varal, o tanquinho, as galinhas e o galo tornam a composição harmoniosa e divertida. Gravidez precoce, trabalho, desemprego, estudos, amigos e namoro são pontos de partida para Concessa desfiar suas histórias, na ótica de mulher forte que, apesar da ignorância, dribla a vida com bom humor e sabedoria.
Ficha técnica:Atriz: Cida MendesDireção: Iolene de Stéfano
Apresentações: 17 de julhoLocal: Teatro do Sesc  (Porto Alegre)Horários: 18hIngressos: R$ 10,00 (inteira), e R$ 5,00 (meia)Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 10 anosDuração: 60 minutos.

Pedro e o LoboBaseada na peça musical do compositor russo Sergei Prokofiev (1891-1953), a versão para bonecos de Pedro e o Lobo reforça com imagens a ideia central da versão original: apresentar às crianças a estrutura elementar de uma orquestra, seus principais grupos de instrumentos e timbres sonoros. Sintético e comunicativo, o espetáculo tem como cenário um desenho em um quadro negro. As vozes dos personagens surgem ao vivo e o plano do palco passa a ser o do chão, ao mesmo nível dos pequenos espectadores.
Ficha técnica:Direção geral e marionetes: Álvaro Apocalypse
Atores marionetistas: Beatriz Apocalypse, Raimundo Neto, Ulisses Tavares
Apresentação: 16 e17 de julhoLocal: Teatro de Câmara Horário: 15hDia 16/07: Bate-papo com o público após a apresentação
Ingressos: R$ 10,00 (inteira), e R$ 5,00 (meia-entrada)
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Duração: 40 minutos
 SERVIÇO
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00Meia-entrada para estudantes, professores, pessoas com mais de 60 anos e Clube do Assinante (titular e acompanhante). Meia-entrada também para a compra de até dois ingressos, por sessão, para Força de Trabalho do sistema Petrobras, devidamente identificada com crachá funcional, e para Titulares do Cartão Petrobras, mediante apresentação do mesmo.
*Ingressos antecipados podem ser adquiridos apenas para espetáculos do Theatro São Pedro, os demais apenas duas horas antes dos espetáculos.

Patrocínios: Petrobras, co-patrocínio da Caixa e incentivo do Ministério da Cultura / Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Apoio: Marcopolo 
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