Embaixador de Israel visita Farsul


O presidente da Farsul, Carlos Sperotto recebeu nesta quinta-feira, (27.10), visita do embaixador de Israel, Rafael Eldad. Com objetivo de conhecer o agronegócio gaúcho, o embaixador e comitiva formada por diretores da Federação Israelita do RS, mantiveram um primeiro contato com o Sistema Farsul vislumbrando possíveis parcerias. Assistiram uma apresentação do economista do Sistema Farsul, Antônio da Luz, sobre a produção e produtividade das principais culturas e criações do estado. O economista também falou da evolução do setor nos últimos anos e da participação do RS no PIB nacional.
Sperotto apresentou as três entidades que integram o Sistema Farsul e destacou algumas potencialidades do Rio Grande do Sul, ressaltando oportunidades comerciais, com enfoque nas principais culturas agrícolas, bovinocultura de corte e leite. Ele convidou o embaixador para, em outra oportunidade, conhecer o interior gaúcho e ver de perto como o Rio Grande produz. Sugeriu a participação de Israel na Expointer 2012 e propôs novo encontro em Brasília para dar continuidade as tratativas e organizar possível visita técnica de produtores gaúchos à Israel.
O embaixador Eldad demonstrou interesse nas produções gaúchas e se disse muito surpreso com o Lago Guaíba e seus afluentes e questionou sobre a forma de utilização da água na produção agrícola do estado. Ele também falou que seu País pode trocar experiência com o RS nas áreas de irrigação; pesquisa de dessalinização de água do mar; produção de flores e logística para outros países; pecuária leiteira e ainda capacitação profissional de produtores rurais. Sugeriu também a visita dos dirigentes do Sistema Farsul à sua principal feira, a Agritech Exposição Agrícola Internacional. O superintendente do Senar-RS , Gilmar Tietböh,l apresentou a entidade e falou sobre a contribuição do trabalho do Senar no crescimento da produção agropecuária do estado.
Participaram também do encontro, a embaixatriz Batia Eldad; o diretor executivo da Federação Israelita, Albert Poziomyck e a diretora, Marili Berg; o superintendente da Casa Rural-Centro do Agronegócio, José Alcindo de Souza Ávila; a presidente da comissão de Produtoras Rurais da Farsul, Zênia Aranha da Silveira; o assessor técnico da Farsul, Luiz Alberto Pitta Pinheiro e o produtor rural Eduardo Aranha. Foto: Imprensa Sistema Farsul
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário