Um espaço qualificado, que aproxima a cidade do Guaíba e possibilita o uso da Orla durante as 24 horas do dia. Esta é a proposta do projeto apresentado na tarde desta quarta-feira, 15, pelo arquiteto Jaime Lerner. Durante a reunião da Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge), que teve a participação do prefeito José Fortunati e de secretários, Lerner detalhou a proposta que reúne espaço para quiosques, deques, ciclovia e marina pública.
Para Fortunati, o projeto contempla o uso da Orla pela população, proporcionando utilização diurna e noturna. “Hoje, após o pôr-do-sol, as pessoas acabam saindo da orla. Com a revitalização, poderemos desfrutar das quadras de esportes e do parque em qualquer horário”, afirmou o prefeito.
A esboço apresentado traz diretrizes do projeto e serve para iniciar a liberação do Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) para a primeira etapa de revitalização da orla, que compreende 1,5 mil metros a partir da Usina do Gasômetro. A previsão é de que a prefeitura abra licitação para executar a iniciativa até o final deste semestre. A revitalização total será até a foz do arroio Cavalhada, na avenida Diário de Notícias, abrangendo 5,9 quilômetros de margem do lago Guaíba.
De acordo com o arquiteto, a proposta é fazer uma revitalização que tenha baixo custo de manutenção e poucos elementos que bloqueiem a vista para o Guaíba. “Criamos um projeto de ecoarquitetura, que aproxima e as pessoas da água e fortalece a ideia de um parque no local”, enfatizou Lerner.
0 comentários:
Postar um comentário