Viva o Centro a Pé revisita a Vila do IAPI e casa de Elis Regina

 
A próxima edição da caminhada orientada Viva o Centro a Pé, que será no dia 31, sábado, como parte das comemorações da 53ª Semana de Porto Alegre, vai revisitar a Vila do IAPI. Além do seu aspecto histórico, a Vila é reconhecida como patrimônio cultural de Porto Alegre. Foi lá também que nasceu Elis Regina, na rua Rio Pardo, 21, na esquina com a Novo Hamburgo. A morte da cantora acaba de completar 30 anos. (fotos)
Com duração de duas horas, o passeio sai do totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente à Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano, às 10h. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com.

Para participar, basta doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a instituições do município. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos, que será destinada aos animais, através da SEDA (Secretaria Especial dos Direitos Animais). Existem caixas para recolhimento no ponto de saída das caminhadas. Mais informações pelos telefones 3333-1873 e 0800517686. Roteiro - A Vila do IAPI foi um loteamento concebido originalmente para moradia dos trabalhadores da indústria. Construído entre 1946 e 1952 na periferia da cidade à época, o conjunto possui uma grande variação de edificações, de casas unifamiliares isoladas, geminadas e de pequenos ou extensos blocos de habitação coletiva, apresentando também serviços básicos para a comunidade, como comércio, posto de saúde, escola, igreja, sede esportiva, etc. A principal característica da Vila é sua paisagem, onde os espaços vegetados e a densa arborização de suas ruas sinuosas e inúmeras praças realçam a ambiência das edificações, caracterizando a adoção do modelo da cidade-jardim inglesa na capital gaúcha. Pela qualidade e harmonia do seu espaço aberto e construído, a Vila do IAPI é hoje reconhecida como patrimônio cultural de Porto Alegre. O roteiro terá orientação do arquiteto Helton Estivalet Bello, mestre em planejamento urbano e regional (PROPUR/UFRGS), especialista em restauração de edificações e conjuntos históricos (CECRE/UFBA), professor (arquitetura e urbanismo/UCS), técnico da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC/SMC) desde 1987.

Concurso de fotos – Os roteiros do Viva o Centro a Pé também são tema de um concurso fotográfico promovido pela Prefeitura, que visa a premiar as melhores fotos produzidas durante as caminhadas orientadas. As imagens devem ser feitas durante os passeios, mostrando os detalhes, lugares ou personagens que mais chamaram a atenção do participante. O regulamento pode ser consultado no portal da prefeitura. Haverá premiação para as melhores fotos, como passeios no barco Cisne Branco e refeições no Chalé da Praça XV. As fotos deverão ser encaminhadas para o e-mail eucurtoeucuidopoa@gmail.com, acompanhadas do nome completo, RG do participante e número de telefone para contato.
 
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário