Uma alimentação diferente, com peixe e iogurte, foi preparada para alunos da Rede Municipal de Ensino, em comemoração às festividades pascais. Neste ano, porém, a novidade está na origem dos alimentos, produzidos pela agricultura familiar. As refeições festivas, já tradicionais nas instituições municipais, foram servidas nesta quarta-feira, 4, e terão continuidade na quinta-feira, 5. (fotos)
Na Escola Municipal de Educação Infantil Florência Vurlod Socias, no bairro Restinga, a criançada saboreou filé de tilápia à escabeche, acompanhado de purê de batatas, arroz, feijão e salada de alface. A tilápia foi introduzida na alimentação escolar em 2011, fornecida pela Associação dos Pescadores e Piscicultores do Extremo Sul de Porto Alegre (Appesul).
Já o lanche da tarde teve iogurte de morango e doce de leite, também originários da agricultura familiar. Para a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação Cíntia dos Santos, o peixe constitui um alimento rico em função da baixa quantidade de gordura e dos valores nutricionais que apresenta. Além disso, o iogurte é produzido com polpa de fruta, e o doce de leite contém somente leite e açúcar, sem amido na composição, caracterizando alimentos mais nutritivos e saborosos.
De acordo com a professora do Maternal II Renata Watanabe, “os alunos receberam bem a refeição, pois muitas crianças não têm o hábito de comer peixe em casa, sendo uma novidade para eles na escola”, destacou. Só na Florência, mais de 190 jovens, que frequentam o berçário e as turmas de maternal e jardim em turno integral foram beneficiadas com o cardápio festivo.
0 comentários:
Postar um comentário