Como parte das comemorações dos 30 anos de irmanamento da capital gaúcha com a cidade de Morano Calabro, na Itália, o prefeito José Fortunati recebeu na tarde desta quinta-feira, 12, uma delegação da cidade e da comunidade italiana residente em Porto Alegre. O encontro ocorreu no Paço Municipal. (fotos)
Além do secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, participaram da reunião o prefeito de Morano Calabro, Francesco di Leone, o professor da Universidade da Calábria, Nuccio Ordine, que recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Augusto Vaccaro.
Para Fortunati, os descendentes dos italianos têm demonstrado as características e costumes daquele país que já estão mescladas com as tradições brasileiras. “É uma satisfação receber esta delegação que fortalece o irmanamento com Morano Calabro. Precisamos fomentar cada vez mais este laço e perpetuar a troca de experiências desta relação”, afirmou o prefeito.
Cooperação - A formalização da relação entre as duas cidades ocorreu com a publicação do Decreto Lei 7.932/82, de 15 de janeiro de 1982. Irmanamento é um conceito que tem o objetivo de criar laços e mecanismos protocolares, principalmente culturais e econômicos, por meio dos quais cidades ou comunidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem ações de cooperação. Geralmente, as cidades têm características semelhantes ou pontos e referências históricas comuns.
0 comentários:
Postar um comentário