Com
palestras educativas, atividades lúdicas e interativas, o programa
Turismo Fazendo Escola está desenvolvendo nas salas de aula da rede
municipal de ensino um processo de sensibilização em relação aos
benefícios do turismo sustentável. O objetivo é mostrar ao aluno o
ganho em qualidade de vida e, ao mesmo tempo, criar nos futuros
cidadãos um vínculo maior com Porto Alegre como uma cidade turística.
Criado
pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) em parceria com a
Secretaria Municipal de Educação (Smed), o programa é desenvolvido pela
Escola Social do Turismo desde março de 2010 e já envolveu mais de 4,8
mil alunos de 6 a 18 anos de idade.
Teoria e prática
- O contato dos alunos com o turismo é desenvolvido em quatro ambientes
diferentes. De início, os alunos fazem uma visita ao Museu Joaquim José
Felizardo, atrativo turístico não apenas pela arquitetura açoriana de
seu prédio mas pelo acervo histórico específico sobre Porto Alegre. Na
sequência, os grupos seguem para o auditório da SMTUR onde assistem a
uma apresentação de imagens e informações dos lugares da cidade
considerados atrativos turísticos. Também participam de um bate-papo
que procura estimular os jovens a se interessarem pela preservação do
patrimônio natural e edificado da cidade, além de valorizarem a cultura
local, a hospitalidade em relação aos visitantes e as potencialidades
do turismo para o desenvolvimento econômico e social da comunidade.
A
etapa seguinte é sempre a vivência mais esperada por todos: como
turistas em sua própria cidade, os grupos embarcam no ônibus de dois
andares Linha Turismo para um passeio descontraído e instrutivo pelos
pontos turísticos do Centro Histórico da Capital que possibilita a eles
visualizar muito do que aprendem em sala de aula.
Jogo e desenhos
– Cada aluno recebe ainda um exemplar da “Corrida do Turismo” para ser
trabalhada em sala de aula de forma lúdica. Trata-se de um jogo de ludo
colorido, ilustrado com imagens de pontos turísticos da cidade
acompanhadas de pequenos textos explicativos. Ao percorrer o caminho
traçado no tabuleiro, crianças e jovens são estimulados a conhecer ou
reconhecer o valor do patrimônio histórico, cultural e ambiental de
Porto Alegre.
A
última tarefa proposta aos alunos pelo programa Turismo Fazendo Escola
é que retratem seu olhar sobre a cidade e as atrações turísticas que
conheceram durante o city tour Linha Turismo. Em 2011, a SMTUR recebeu
das escolas 500 desenhos, dos quais foram selecionados 40 para compor a
exposição “Porto Alegre no olhar das crianças”. A mostra foi levada ao
Museu Joaquim José Felizardo no final do ano e, em março de 2012,
apresentada na Galeria Mario Quintana, que fica no túnel de acesso às
plataformas da Estação Mercado da Trensurb por onde circulam cerca de
70 mil pessoas ao dia. Dos desenhos expostos foram escolhidos dez para
compor uma série de cartões postais. Com uma tiragem de 10 mil
exemplares, os postais são distribuídos nos Centros de Informação
Turística, em bancas do Brique da Redenção e na recepção de hotéis da
cidade. Pelo olhar e o traços das crianças e jovens, os postais
retrataram os estádios de futebol, a ponte e o monumento aos Açorianos
a Usina do Gasômetro, entre outros atrativos.
Na sala de aula
- De acordo com a coordenadora de Planificação Turística da SMTUR, o
programa tem o objetivo de potencializar os conteúdos curriculares
sobre Porto Alegre, desenvolvidos pelas escolas, introduzindo nas
atividades temas relacionados à educação para o turismo sustentável.
Para isso também são envolvidos os educadores por meio do curso “Viver
Porto Alegre – Cultura, Turismo e Educação” que teve a participação,
até agora, de 33 professores e educadores de escolas municipais.
Iniciado em 2011, terá sua terceira edição de agosto a setembro deste
ano.
O
curso complementa o trabalho com os alunos e envolve, além das
secretarias municipais de Turismo e Educação, a da Cultura no
desenvolvimento dos conteúdos. Em cinco módulos, o curso amplia o
conhecimento dos professores sobre a cidade, fortalece as escolas como
espaços que produzem e valorizam as culturas locais e relaciona o
Turismo com aspectos da história e do patrimônio cultural material e
imaterial.
Os conceitos de acolhimento e hospitalidade nos espaços públicos também são trabalhados e como estes elementos podem ser aproveitados em sala de aula para promover na comunidade em geral uma vivência diferente, pautada no bem-receber e bem-conviver com o turista. “São questões cotidianas sobre convívio, mas que podem transformar muito nossa cidade”, avalia Cinthia. O curso tem servido de base para que cada escola desenvolva um projeto de trabalho com os alunos durante o ano letivo focalizando a relação entre turismo, educação e cultura.
Os conceitos de acolhimento e hospitalidade nos espaços públicos também são trabalhados e como estes elementos podem ser aproveitados em sala de aula para promover na comunidade em geral uma vivência diferente, pautada no bem-receber e bem-conviver com o turista. “São questões cotidianas sobre convívio, mas que podem transformar muito nossa cidade”, avalia Cinthia. O curso tem servido de base para que cada escola desenvolva um projeto de trabalho com os alunos durante o ano letivo focalizando a relação entre turismo, educação e cultura.
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