Vacinação contra gripe começa no sábado
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança neste sábado, 5, às 14h30, no Asilo Padre Cacique (avenida Padre Cacique, 1.178), a 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do prefeito José Fortunati e do secretário municipal de Saúde, Marcelo Bosio. O público-alvo são idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menos de 2 anos e gestantes.
O sábado será dia de mobilização nacional para chamar atenção sobre a importância da vacina. Em Porto Alegre, os postos de saúde estarão prestando o serviço de imunização das 8h às 17h (confira a relação). A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% da população por grupo de risco até 25 de maio, quando se encerra a campanha, com o objetivo de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes de infecções pelo vírus Influenza.
Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e em 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a imunização diminui o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte em 50% a 68%, respectivamente. As pesquisas indicam ainda redução de mais de 50% em doenças relacionadas por Influenza.
Crianças que estiverem sendo vacinadas contra a gripe pela primeira vez deverão receber duas doses, com intervalo de 30 dias. A vacinação de mulheres grávidas é segura em qualquer etapa da gestação. A vacina protege contra três tipos do vírus Influenza - entre eles, o H1N1, causador da gripe A. Os outros dois são vírus que ocasionam gripes sazonais (de acordo com a época). A vacinação é contraindicada apenas para pessoas com reações alérgicas a ovo ou a qualquer outro componente da fórmula. Durante o período da campanha, será aplicada em todas as unidades de saúde da Capital, das 8h às 17h.
0 comentários:
Postar um comentário