Fortunati recebe o título Prefeito Amigo da Criança

 
O trabalho realizado pela prefeitura, com entidades e parceiros na atenção e defesa das crianças e adolescentes, foi reconhecido no início da tarde desta quarta-feira, 27, em Brasília. No auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, o prefeito José Fortunati recebeu da Fundação Abrinq o título Prefeito Amigo da Criança, na categoria reconhecimento pleno pelos indicadores alcançados e as políticas públicas em áreas como educação, saúde e proteção social durante o período 2009-2012. Fortunati recebeu o prêmio acompanhado da vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Nelcinda Aguirre da Silva. (vídeo)

Das 1.556 cidades que concorriam ao título, apenas 183 atingiram os índices exigidos pela Fundação, que busca estimular o cumprimento das metas do milênio estabelecidas pela ONU. “Cuidar das crianças é a verdadeira preparação de uma cidade para seu futuro”, afirmou o prefeito, lembrando projetos como ampliação do número de creches, educação integral e redução do número de crianças morando nas ruas.

Outra iniciativa que mereceu destaque pela Fundação foi o fato de que a cidade executa, desde 2005, o Orçamento Criança e Adolescente (OCA), que vem garantindo a visualização dos investimentos na área. É uma das poucas cidades do Brasil que dispõe de previsão orçamentária específica para ações voltadas a crianças e adolescentes. Além dos recursos do município, o Funcriança busca doações de pessoas físicas e jurídicas para as entidades de atendimento, tendo repassado R$ 9,7 milhões a entidades no ano passado.

Para Fortunati o reconhecimento obtido é a prova de que o trabalho de articulação entre os órgãos de prefeitura, parceiros e comunidades vem trazendo resultados concretos na melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes. “Somente com a união de esforços desta grande rede de atenção às crianças foi possível chegar até aqui e é este espírito de colaboração que nos permitirá avançar ainda mais”, enfatizou.

O prêmio - O Programa Prefeito Amigo da Criança, criado em 1996 pela Fundação Abrinq, contribui para fortalecer os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Estimula os municípios a se mobilizar e avançar no cumprimento das Metas do Milênio, fortalecendo o compromisso que o Brasil assumiu em 2002 na Sessão Especial pela Criança da ONU. O programa criou o Selo Prefeito Amigo da Criança, concedido a partir da avaliação dos Mapas da Criança e do Adolescente. A análise e a elaboração de parecer técnico ficaram a cargo de especialistas nos eixos de avaliação: saúde, educação, proteção social e orçamento criança e adolescente.

Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário