Smic capacita agricultores para atender normas sanitárias

 
A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) vai capacitar agricultores de Porto Alegre que beneficiam artesanalmente os alimentos, para que eles atendam à legislação sanitária e de segurança alimentar. A primeira turma deve qualificar os donos de 20 empreendimentos agroindustriais. As aulas começam a partir de agosto, quando a reforma da cozinha do Centro Agrícola Demonstrativo (CAD) for concluída.

A necessidade de capacitação dos agricultores surgiu com o programa do Serviço de Inspeção Municipal “SIM Vegetal”. Com esse registro, é possível agregar valor e aumentar a renda das famílias que processam artesanalmente os alimentos. Nas aulas, os produtores rurais terão lições de boas práticas de produção e fabricação de doces, compotas, geleias, conservas e outros processados vegetais, além de padrões de rotulagem, informações obrigatórias ao consumidor, qualidade, entre outros. “Estamos buscando capacitar os agricultores para que eles continuem fabricando aqueles tradicionais produtos da nossa zona rural, porém dentro das normas sanitárias, e não impor aquilo que nós queremos que eles produzam. Assim, eles vão ser auditados, certificados e vão conseguir agregar valor a esses produtos”, diz a médica veterinária do CAD, Cláudia Ache.

O secretário da Produção, Indústria e Comércio, Omar Ferri Júnior, destaca que é preciso valorizar e qualificar os produtores rurais, pois eles já têm seus consumidores cativos, mas também precisam de oportunidade para ampliar mercados. “Os alimentos feitos por esses agricultores são comercializados há mais de dez anos em feiras de Porto Alegre. Além disso, fazem parte dos roteiros turísticos, sendo muito apreciados pelos visitantes”, acrescenta Ferri Júnior.

O Centro Agrícola Demonstrativo está cadastrando os agricultores que vão ser capacitados. Os primeiros são aqueles que fazem parte das Feiras Agroecológicas da Capital. Depois, a ideia é estender a qualificação aos trabalhadores rurais das Feiras Modelo que também beneficiem alimentos. É um projeto permanente, pois a cozinha do CAD deve ser transformada em centro de treinamento.

Centro Agrícola Demonstrativo – É uma unidade administrativa da Divisão de Fomento Agropecuário e da Gerência de Projetos Especiais da Smic, com área de 32 hectares. Nele, estão centralizados os diversos projetos e atividades do meio rural. Questões relacionadas à tributação de imóveis rurais, aquisições de mudas frutíferas e ornamentais, orientações técnicas, produção de coelhos e bovinos de leite e horto de plantas medicinais são algumas das atividades do CAD.
 
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário