Para Ciro Gomes, Manuela é uma liderança madura



Coordenador político das campanhas do PSB no Brasil, o ex-ministro Ciro Gomes disse estar "feliz" em assumir o engajamento com a eleição da candidata à prefeitura de Porto Alegre, Manuela D' Ávila (PCdoB) em café da manhã hoje no Chalé da Praça XV.
- Estou em uma fase da vida que faço só o que quero. E só faço as coisas por amor. Não apoio alianças contraditórias. É importante termos essa prefeita em Porto Alegre, uma cidade estratégica no processo de renovação do país. Manuela é uma liderança madura - afirmou o ex-governador do Ceará.
Segundo Ciro, Manuela tem uma trajetória vinculada ao movimento estudantil, sendo uma das principais "cabeças" pensantes de políticas públicas para melhorar o Brasil. - Se eu morasse em Porto Alegre, votava e trabalhava na rua por Manuela. Vocês devem fazer isso ao máximo - afirmou Ciro. O ex-prefeito de Fortaleza Ciro Gomes participou de café da manhã com Manuela e representantes da coligação Juntos por Porto Alegre, formada por PCdoB, PSB, PSC, PSD e PHS, em um dos lugares mais tradicionais da cidade, o Chalé da Praça XV. Também estiveram presentes o coordenador político da campanha, Beto Albuquerque (PSB), o candidato a vice-prefeito, Nelcir Tessaro (PSD), além de deputados como Mano Changes (PP). Beto Albuquerque deu as boas-vindas a Ciro Gomes, destacando sua experiência política.
- Ciro foi prefeito de Fortaleza aos 28 anos, governador do Ceará aos 32, além de ministro da Integração Nacional do Governo Lula e deputado federal. Isso mostra que não importa a idade, mas a capacidade de gestão - disse Beto. Ciro, que já havia apoiado a eleição de Manuela em 2008, cumprimentou os convidados. “Compatriotas – ok, eu sei que compatriotas é uma palavra em desuso no Brasil”, brincou. E complementou:- Não poderia deixar de vir a Porto Alegre apoiar a Manuela. Conheço a história do Brasil, sei o que significa a presença do Rio Grande do Sul para a construção da República. Não é possível que a discussão no país se restrinja a São Paulo e suas elites. Precisamos de um Rio Grande empoderado, que reafirme a unidade do Brasil respeitando sua diversidade. E precisamos de Manuela aqui para fazer isso.
Ciro destacou ainda o papel do PSB e do PCdoB nessa jornada. Segundo ele, "o Brasil não cabe numa disputa miúda entre o PSDB de São Paulo e o PT":
- Precisamos voltar a ter o protagonismo histórico do PCdoB, nem PSB nem PCdoB podem ser sublegenda de ninguém - afirmou o ex-ministro sob aplausos efusivos. Ciro destacou a importância do papel de Manuela. - Tive o privilégio de ser colega de Manuela na Câmara de Deputados. Mesmo com as dificuldades na Câmara, ela não virou fisiológica, apesar das frustrações naturais de um deputado federal que quer ver as coisas acontecerem. Mesmo assim, sua atuação virou referência política, uma liderança madura. Se eu votasse em Porto Alegre, votaria em Manuela - garantiu o deputado.
Sobre os rumos da campanha, Ciro avaliou a questão de Manuela não poder citar na campanha seu trabalho com a presidenta Dilma Rousseff:
- Esse tipo de discussão não leva a nada. A Justiça Eleitoral faz o seu papel, mas o povo é mais inteligente do que isso, todos sabem que Dilma apoia Manuela, que Manuela participou de seu governo. É uma bobagem essa disputa de cotovelo sobre quem vai levar o apoio da presidenta.
Candidata comenta pesquisa Datafolha
Manuela agradeceu o apoio do colega e demonstrou o prazer de ver tanta gente disposta e preocupada com o Brasil. - Precisamos reafirmar o papel de Porto Alegre nesse novo Brasil que está se desenhando - afirmou a candidata. Ela se mostrou feliz pela presença de Ciro, um dia depois de o Datafolha ter divulgado uma pesquisa que a coloca em empate técnico com José Fortunati (PDT) no primeiro lugar na corrida pela prefeitura. - Hoje é um dia de comemoração para a nossa campanha, mas temos de manter os pés no chão. Pesquisa não ganha eleição. Vamos encarar setembro nas ruas, conversando com as pessoas, apresentando nossas soluções - afirmou a candidata. A candidata falou sobre a estagnação que vive Porto Alegre: - Precisamos fazer da cidade a referência nacional que Porto Alegre foi, por exemplo, na época de Brizola, com uma educação de primeira, e não com os índices do IDEB que temos hoje. Quando eu falo em ‘chegou a hora’, é porque chegou a hora de a cidade romper a casaca que nos separa e não aproveita o capital humano e a inteligência que temos por aqui.
Manuela quer instalar um novo ciclo na cidade, o ciclo do conhecimento, da inovação, da igualdade:
- Queremos gerir melhor o gasto público para a máquina ser mais eficiente para atender ao povo. Hoje vivemos uma mecânica do século 19. As pessoas não entendem quando eu falo que quero colocar um tablet na mão de cada aluno nas escolas municipais. Questionar isso é manter a lógica da desigualdade. Imaginem o mundo a que esses alunos terão acesso com um tablet, quantos livros, quandos museus pelo mundo eles vão poder visitar. Fazer inclusão digital não é ter um telecentro no Mercado Público para as pessoas acessarem seus e-mails uma vez por semana. Na foto, a candidata a prefeitura da cidade, Manuela D'Ávila(PCdoB),  participa do cafe da manha com Deputado Federal Ciro Gomes.  Foto: Tomás Edson/Agência Freelancer/Divulgação

Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário