Prêmio New Holland de Fotojornalismo divulga vencedores




A comissão julgadora do Prêmio New Holland de Fotojornalismo se reuniu em Curitiba no último dia 14, terça-feira, para escolher os vencedores da sua oitava edição. Na categoria principal, voltada para profissionais de fotojornalismo, o grande vencedor foi o fotógrafo Henry Milléo, do Paraná (BR), que recebeu um prêmio de R$ 18 mil. O segundo lugar, que ganhou uma premiação de R$ 10 mil, é Joel Andres Estay Jara, de Punta Arenas, Chile. O júri escolheu também uma imagem do fotógrafo Divaldo Moreira, de Franca (São Paulo) para receber uma Menção Honrosa, pela qualidade técnica e artística do seu trabalho.
Esta oitava edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo premiou também um fotógrafo não profissional, inscrito na categoria "Aficionados". O vencedor foi Carlos Alexandre Alliperti, da cidade de Espírito Santo do Pinhal (SP), que recebeu R$ 3 mil pela foto vencedora. Esta edição contou também com o Prêmio Especial Máquinas New Holland, de R$ 15 mil para a categoria profissionais e R$ 5 mil para a categoria aficionados. Sérgio Sanderson, de Cascavel (PR), ficou com o prêmio de profissionais. E Felipe Marcon, de Capão Bonito do Sul (RS), com o de aficionados. A cerimônia de premiação reuniu ontem os vencedores durante a Expointer (maior feira agropecuária do sul do Brasil que acontece em Esteio, região de Porto Alegre) no dia 29 de agosto.

Reconhecimento
"O Prêmio de Fotojornalismo já faz parte da história da New Holland e é um incentivo para os repórteres fotográficos e pessoas apaixonadas por fotografia. A vida no campo ainda é pouco reconhecida na América Latina e a intenção é também apresentar para a população o dia-a-dia do campo por meio das exposições", diz Milton Rego, diretor de relações externas da New Holland. Jorge Görgen, coordenador de comunicações da New Holland, enfatiza a importância do concurso para a marca. "Viabilizar um Prêmio deste porte, com apoio do Ministério da Cultura, demonstra a tendência histórica da marca de valorizar e estar ao lado do homem do campo", afirma, ressaltando a qualidade técnica das imagens inscritas no concurso. Os jurados - fotojornalistas, jornalistas e representantes do setor agrícola - avaliaram as 2.519 fotografias inscritas de 554 fotógrafos do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e, pela primeira vez, do Chile. A banca foi composta por Máximo Bontempo, diretor de Comunicação do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (INTA); Fernando Pastente, chefe de fotografia do jornal chileno Diario El Mercurio; Mauro Zafalon, editor do caderno de agronegócios do jornal Folha de São Paulo; César Itiberê, editor de fotografia das revistas da Editora Três; e Guilherme Cassel, diretor de Crédito do Banrisul e ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, responsável também pela carteira de crédito agrícola do banco gaúcho. Segundo Mauro Zafalon, as fotos inscritas foram de alta qualidade e conseguiram transmitir como é a vida no campo. "Fiquei impressionado com a quantidade de fotos inscritas e o alto nível tanto da categoria profissionais como não profissionais". Para o argentino Máximo Bontempo, participar da comissão julgadora de um concurso deste porte é também "uma oportunidade de conhecer por meio das imagens a agricultura de cada região". Fernando Pastente avalia a importância do concurso cultural para a América Latina. "É muito importante e estimulante termos um concurso de uma empresa que está presente nos países da América Latina. Devido ao alto nível das fotografias, foi difícil chegar num consenso e escolher as vencedoras." Além das fotos vencedoras, outras 34 imagens foram escolhidas pela comissão julgadora para compor uma exposição que circulará por várias cidades da América Latina a partir de outubro. Este ano, o Prêmio New Holland de Fotojornalismo bateu recorde de inscrições, com 40% a mais de fotos inscritas em relação ao ano passado, chegando a um total de 2.500 imagens.

Sobre o Prêmio New Holland de Fotojornalismo
Sendo realizado no Brasil desde 2005, na Argentina desde 2007, no Uruguai e Paraguai desde 2010 e, pela primeira vez, no Chile, o prêmio é uma iniciativa da New Holland com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Nestes oito anos o concurso já promoveu 134 exposições, que passaram por 88 cidades, com um público estimado de 84 mil pessoas. Foto: New Holland

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