Teste rápido estimula prevenção à Aids na Feira do Livro

Em comemoração à 58ª Feira do Livro de Porto Alegre, o Centro de Saúde Santa Marta oferecerá neste sábado, 27, o teste rápido para o vírus HIV. Pela manhã, o exame poderá ser feito das 10h às 12h, e à tarde, das 13h às 17h. O resultado fica pronto em 15 minutos. A Feira do Livro, que começa nesta sexta-feira, 26, é realizada na Praça da Alfândega, e o Centro de Saúde Santa Marta fica bem perto dali, na rua Capitão Montanha, 27.
Lançado em novembro de 2011 pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o teste rápido de prevenção à Aids começou a ser implantado nas unidades da rede municipal com a meta de reduzir ao máximo a transmissão do vírus e o número de diagnósticos tardios da doença. Isso porque as estatísticas revelam que 40% da mortalidade por Aids é causada pela demora em descobrir a presença do HIV e iniciar o tratamento para conter o desenvolvimento da doença. Segundo as pesquisas, quem começa a se tratar muito tarde tem risco de morte 49 vezes maior.
“Hoje, o diagnóstico precoce do HIV garante melhor qualidade de vida às pessoas infectadas pelo vírus e maior controle da epidemia”, afirma o coordenador da Área Técnica de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) da SMS, Gerson Winkler. O teste rápido para HIV já é feito na maior parte das unidades da rede municipal de saúde e também no Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Ambulatório de Dermatologia Sanitária (avenida João Pessoa, 1327).
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário