Ex-governador Olívio Dutra fala de política e de livros na Feira do Livro de Porto Alegre
Dei uma passada na Feira do Livro e avistei o ex-governador Olívio Dutra sentado numa mesa do Memorial do Rio Grande do Sul. Nenhum repórter perderia uma oportunidade destas. Conversei com o 'Galo Missioneiro' sobre política e sobre a feira. Perguntei sobre as últimas eleições e ele respondeu que do ponto de vista contábil, o número de vereadores e prefeitos do PT se sairam bem. - O PT se saiu bem e ampliou o número de vereadores e vereadoras do partido que teve a maior votação do país para candidaturas majoritárias -, disse. Segundo Olívio, o conteúdo do projeto representa anos de socialismo democrático de um partido de esquerda. - Não avançamos como gostaríamos no Estado -, frisou, acrescentando que a presidente Dilma é uma liderança que lida com contradições enormes e projetos que contrariam o interesse das convenções democráticas.
Questionado sobre o Mensalão se respingou na sigla, ele respondeu que foi uma recaída no processo da política nacional brasileira. Ainda com vestígios da velha política brasileira. - O importante é que a cidadania não foi indiferente a isso e quer um governo de compromisso. A maioria não fica indiferente às questões fundamentais -, foi taxativo o ex-governador gaúcho.
Olívio Dutra observa ainda que o PT não governa sozinho. É o principal partido de esquerda e tem uma responsabilidade enorme. Ele acrescenta que a sigla precisa mudar estruturalmente, não sendo de acomodação, mas com uma reforma de base. Sobre a Feira do Livro, salienta é sempre uma superação da edição anterior. Ele prestigiou o lançamento do livro' Esta Terra tem Dono', que é a primeira edição portuguesa, pré-colombiana e em guarani, falando dos indígenas e resgatando nossa cultura, além de uma integração cultural, ou seja, um Mercosul cultural.
Ainda sobre política, Olívio observa da chegada de pessoas responsáveis nas gerações que estão vindo em relação a cargos. Lembra ainda que o PT milita na defesa de um partido de socialismo democrático de esquerda - já no seu terceiro mandato. - O PT não pode se contentar com o pouco que tem conseguido. Hoje, 16 milhões de pessoas vivem com menos de R$ 5,00 por dia. Ainda não fizemos a Reforma Agrária, a Reforma Política, a Reforma Tributária. Ainda há muito por fazer-, completou o ex-governador Olívio Dutra. (VALÉRIA REIS). Foto: Geraldo Oliveira
0 comentários:
Postar um comentário