Cerca de 40 especialistas do Brasil, Uruguai e Argentina estão reunidos, a partir desta terça-feira (06), até quinta-feira (08), durante o Simpósio Estadual de Agroenergia e a IV Reunião Técnica de Agroenergia, para debater os aspectos tecnológicos, industriais, mercadológicos e políticos relacionados ao desenvolvimento de espécies agrícolas alternativas para a cadeia de biocombustíveis no Rio Grande do Sul. Os eventos, promovidos pela Emater/RS-Ascar, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Embrapa Clima Temperado, serão realizados no Centro de Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em Porto Alegre, a partir das 8h30.
"O Rio Grande do Sul é o maior produtor de biodiesel do país, com uma produção de cerca de 860 milhões de litros em 2011, 32% da produção nacional. No Estado, no ano passado, houve o envolvimento de mais de 57 mil agricultores familiares no PNPB (Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel) como fornecedores de matéria-prima, o que demonstra a grande inserção da agricultura familiar na cadeia dos biocombustíveis", destaca o engenheiro agrônomo e coordenador do simpósio pela Emater/RS-Ascar, Alencar Paulo Rugeri. "Mas ainda temos muito o que avançar, principalmente no que se refere à produção do etanol", explicou Rugeri.
Na programação do primeiro dia, terça-feira (06), serão realizados os painéis: Programas setoriais e contribuição econômica e social da cadeia do bioetanol para o RS; Agricultura familiar e Agroenergia; A situação da produção de etanol no RS - usinas e projetos; Agroenergia, uma visão do futuro da tecnologia; Biocombustíveis no Brasil, Políticas públicas para a agroenergia; e Políticas da Petrobrás para biocombustíveis. "Teremos a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que apresentarão as políticas públicas federais para setor", destaca Rugeri.
À noite, a partir das 19h, durante a abertura oficial do evento, serão divulgadas as variedades de cana-de-açúcar indicadas para o Rio Grande do Sul, com um formato de produção diferente da encontrada no centro do país.
A programação dos três dias do Simpósio Estadual de Agroenergia pode ser conferida no endereço eletrônico http://www.emater.tche.br/site/area/simposio_agroenergia.php. O evento tem apoio das Universidades Federais do Rio Grande do Sul e do Paraná, da Embrapa Agroenergia e da Universidade Regional Integrada - Campus Erechim.
Home / Uncategories / Especialistas do Brasil, Uruguai e Argentina debatem cadeia de biocombustíveis em Porto Alegre
- Blogger Comment
- Facebook Comment
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário