Festuris - Turismo de Saúde no Brasil é prioridade para Ministério do Turismo

Um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Turismo de Saúde – Abratus, deverá trazer novas perspectivas para os destinos brasileiros que buscam se firmar como opção no mercado das viagens internacionais para tratamento de saúde em outros países. A assinatura do documento foi anunciada pelo secretário nacional de Políticas Públicas de Turismo, do MTur, Vinícius Lummertz, junto com o presidente da Abratus e secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, nesta sexta-feira durante o Festival de Turismo de Gramado.
De acordo com Lummertz, que veio a serra gaúcha representando o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o documento deverá ser assinado nos próximos dias. “A Abratus está demonstrando maturidade em sua estratégia de inserir o país no processo de internacionalização dos serviços de saúde e o carimbo governamental irá conferir credibilidade a este programa”, afirmou Lummertz. Segundo o secretário, o projeto tem o aval do ministro Gastão Vieira e será prioritário como um nicho de mercado inovador.
Mapeamento -De acordo com o presidente da Abratus, a entidade foi criada no final de 2011 com a idéia de agregar os destinos que trabalham o segmento de forma independente. “O passo mais importante para construir este segmento que é um dos mais promissores no mundo será a parceria com o MTur”, destacou. A partir da cooperação governamental os próximos passos serão inventariar a oferta existente no país na área de Turismo de Saúde, mapear o potencial do segmento no país, promover sua qualificação e a articulação do trade e do receptivo. Porto Alegre é uma das capitais brasileiras que já faz parte deste segmento e conta hoje com o Porto Alegre Health Care Cluster, parceria entre hospitais e prefeitura.
Um dos benefícios do desenvolvimento do Turismo de Saúde para o país, segundo Lummertz, será a capitalização das instituições e serviços de saúde. “Será um novo dinheiro aportado que ficará disponível para investimentos tecnológicos e científicos e que poderão ampliar a capacidade desses serviços no atendimento à população pelo SUS”, ressaltou, destacando que o atendimento a pacientes internacionais é um serviço totalmente privado. A organização e promoção do Turismo de Saúde no Brasil atenderão a critérios éticos, de visibilidade a transparecia, adintou.
Evento - Um das primeiras iniciativas a partir do termo de cooperação entre MTur e Abratus será a realização de um evento internacional de Turismo de Saúde no Brasil, o primeiro a acontecer no país para reunir compradores internacionais com os destinos e instituições brasileiros que atuam no segmentos. A sede será em Recife, capital que vem trabalhando fortemente o segmento. Segundo o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco – Epetur, Alberto Feitosa, presente ao anúncio da parceria, o Turismo de Saúde representa 11% do PIB do Estado e gera 80 mil empregos.
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário