Secretaria do Turismo lança Plano de Marketing em Gramado
A Secretaria do Turismo (Setur) lançou, na tarde desta sexta-feira (23), o Plano de Marketing do Turismo do Rio Grande do Sul 2012-2015. A titular da Setur, Abgail Pereira, apresentou o documento ao governador Tarso Genro, ao secretário Nacional de Políticas do Turismo, Vinícius Lummertz,, e a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. "O Plano contempla a ousadia necessária para superar o importante desafio de posicionar o produto turístico do Estado no mercado nacional e internacional", afirmou Abgail.
Segundo a secretária, o documento é uma ferramenta fundamental para que o turismo gaúcho se eleve a outro patamar de competitividade. "Ele traça um plano operacional da promoção do Rio Grande do Sul, reunindo subsídios para se criar a marca turística do Estado, que tem o objetivo de dar a visibilidade necessária ao nosso destino", disse.
Abgail revelou que Estado quer se posicionar como um destino completo, voltado para jovens e para a terceira idade, assim como para casais e famílias. "Do litoral à serra, das lagoas aos cânions, dos vinhedos aos pampas gaúchos, desejamos unir a tradição e a modernidade presentes aqui". Abgail destacou o grande momento que o turismo gaúcho está passando. "O ano de 2012 entra para a história como o ano que conseguimos lançar as diretrizes de uma Política Estadual do Turismo, elaborada a partir da participação popular em conferências e estruturada em um Plano Diretor".
O governador Tarso Genro se declarou orgulhoso com o trabalho que a Setur vem realizando. "Me orgulho do que a secretária Abgail e sua equipe vêm desempenhando. Termos um Plano de Marketing significa vender o Estado em outro conceito, com a compreensão que o turismo agrega a todos nos mais diversos níveis, como culturais, sociais e econômicos", destacou.
O Plano de Marketing pretende trabalhar com os produtos turísticos do Rio Grande do Sul em mercados prioritários, como a América do Sul. Foram eleitos por meio de um diagnóstico elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) os produtos consolidados de Porto Alegre e a Serra Gaúcha e os produtos em crescimento das Praias Gaúchas, Missões, Parques Naturais, Pampa Gaúcho e Eventos e Festas Populares.
Turismo Acessível
O lançamento do Plano de Marketing contou com a participação do secretário Nacional de Políticas do Turismo, Vinícius Lummertz, que veio ao Estado para lançar, nacionalmente, o Programa Turismo Acessível. O pacote de incentivos à estruturação e promoção do segmento no país prevê investimentos iniciais de R$ 100 milhões. O objetivo do programa é promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a qualquer atividade turística no Brasil, segundo informações da Secretaria de Turismo, segundo informações da Secretaria de Turismo. Foto: Reprodução/EI
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