Prefeito José Fortunati é palestrante na Federasul
Canteiros de obras ativos, expectativa de construção do metrô e comprometimento com uma administração baseada em um contrato de gestão. As inovações e perspectivas foram anunciadas pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, durante sua palestra na reunião-almoço Tá na Mesa na Federasul, nesta quarta-feira (27). Vivemos uma nova e promissora fase, disse o prefeito.
Segundo Fortunati, a administração municipal faz parte de um projeto iniciado em 2005, no entanto, trata-se de um novo governo. E é assim que tem que ser encarado, para que ninguém se acomode, destacou.
Fortunati também informou sobre um contrato de gestão com metas administrativas, assinado na terça-feira (26) entre os secretários e responsáveis pelas autarquias, promete fazer a diferença em Porto Alegre, podendo ser fiscalizado pela população por meio de acesso virtual no site da transparência municipal. O preço das passagens de ônibus municipais também entrou na pauta. Fortunati afirmou que a gestão deve rever todas as planilhas de custos e iniciar uma licitação para o transporte coletivo até o final do ano.
O presidente da Federasul, Ricardo Russowsky, concorda que Porto Alegre vive um momento importante. São investimentos em várias áreas para que possamos vencer diversos desafios, apontou. E completou: são ações que devem gerar riquezas. Acreditamos também que chegou a hora de anunciar o metrô, sugeriu.
Em resposta, Fortunati disse que a questão do metrô está sendo tratada de forma zelosa. Vamos fazer análise das propostas de manifestação de interesse de dois grupos, disse, informando que um desses não teria preenchido todos os requisitos exigidos e, poderá ser desclassificado, sem, contudo, apontar nomes.
Em relação às obras, o prefeito argumentou que abriu-se uma nova janela de financiamentos com as obras da Copa do Mundo, com prazos maiores e juros menores, que estão sendo oferecidos para as cidades sede. Segundo Fortunati, nem todas as obras realizadas no momento servirão para o Mundial de 2014, mas foi uma oportunidade de o governo municipal conseguir alocar esses recursos com o Governo Federal e que servirão para melhorar a qualidade de vida dos porto-alegrenses. Se não buscássemos agora, possivelmente nunca sairiam do papel, finalizou. Foto: Ivan Andrade
0 comentários:
Postar um comentário