Ex-presidente Lula participa de reunião do Conselhão gaúcho no dia 14 de maio

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Rio Grande do Sul para uma atividade do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS) no dia 14 de maio. No dia da reunião, Lula almoçará com o governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, e em seguida falará na 12ª reunião do Conselhão gaúcho. Esta participação estava prevista para o ano passado, mas foi transferida devido a incompatibilidades da sua agenda.

Lula fará uma palestra de, aproximadamente, 30 minutos, com temas que abrangem a democracia como ferramenta de gestão, o crescimento econômico durante a crise e as políticas de inclusão social. Ele deve abordar ainda o papel do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, que está completando 10 anos de atuação.

Criado no primeiro ano do governo Lula, o Conselho da Presidência da República é considerado por ele a expressão de uma democracia moderna e consolidada, tendo a força do diálogo como elemento constitutivo da trajetória do desenvolvimento brasileiro neste último período.

Além dos impactos das análises e recomendações do Cdes nas decisões de governo, o Conselho tem colaborado para definir uma agenda para proporcionar a articulação de interesses diversos em torno do desenvolvimento. "Esse exercício de explicitação de conflitos e de busca de entendimento constitui-se em uma arena importante para a mobilização da vontade coletiva", registra Danéris, que participará do Seminário Internacional sobre Desenvolvimento nos dias 17 e 19 de julho de 2013, em Brasília, quando será formada a Rede de Conselhos Econômicos e Sociais da América Latina e Caribe.

O Conselhão gaúcho é inspirado na experiência do colegiado da presidência da República, criado em 2003. O Cdes Nacional foi coordenado inicialmente por Tarso Genro que, quando eleito governador, instalou o Cdes-RS, que funciona desde 15 de março de 2011, reunindo 90 conselheiros da sociedade e mais 12 secretários de Estado.

O trabalho é voluntário e busca contar com a experiência dos integrantes para contribuir com o governo na tomada de decisões sobre diferentes assuntos e na formulação de políticas públicas. Até o momento, o Conselhão gaúcho produziu mais de 130 recomendações adotadas pelo governador do Estado, segundo informações do governo gaúcho..

 
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário