OAB vai fiscalizar eventuais excessos na manifestação na Capital


Representantes da OAB/RS vão acompanhar as manifestações desta quinta-feira em Porto Alegre. De acordo com a asessoria de imprensa da ordem, os advogados estarão de plantão na Esquina Democrática a partir das 17h, e após a manifestação, vão percorrer delegacias de polícia, se houver detenções.
"O entendimento da Ordem gaúcha é a favor da livre manifestação, mas de forma pacífica e ordeira, não compactuando com vandalismos, depredações, abusos de autoridade e desrespeitos aos direitos constitucionais. O objetivo da participação da entidade, como observadora das manifestações, é fiscalizar eventuais excessos, tanto do poder público quanto de manifestantes", informou, em nota. Serão plantonistas membros da Comissão de Direitos Humanos (CDH); da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP); e da Comissão do Jovem Advogado (CEJA).
A ação não é inédita. Na última segunda-feira, integrantes da OAB/RS já acompanharam as manifestações ocorridas nas ruas de Porto Alegre e percorreram delegacias para resguardar direitos constitucionais. Nos locais, foram ouvidos relatos de excessos por parte dos agentes de segurança pública, de sonegação de informações sobre prisões e de dificuldade de acesso de advogados aos detidos.
Nesta quarta-feira, os representantes da OAB/RS reuniram-se com o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, para cobrar esclarecimentos sobre os casos de violação de direitos humanos em manifestações ocorridas nas últimas semanas. Apesar do pedido da OAB/RS, a Brigada Militar não foi convidada pela prefeitura para participar da reunião.
A Defensoria Pública do Rio Grande Sul emitiu um comunicado informando que 26 defensores públicos irão acompanhar os manifestantes durante a passeata que está marcada para iniciar a partir das 18h desta quinta-feira em frente à prefeitura. (ZERO HORA)
 
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário