Foto: Klaus Lefebvre/Divulgação PMPA

Sobre o conceito da face no filho de Deus está no Theatro São Pedro
Sobre o conceito da face no filho de Deus está no Theatro São Pedro
Nesta quinta-feira, 19, a programação do Porto
Alegre Em Cena é marcada por atrações internacionais. Um dos
espetáculos mais emblemáticos e polêmicos desde 2010, Sobre o conceito
da face no filho de Deus chega ao palco do Theatro São Pedro, às 21h,
único local onde se apresentará no Brasil nesse ano. Do instigante grupo
italiano Socìetas Raffaello Sanzio, o espetáculo que emocionou as
plateias das mais diversas formas nas principais cidades da Europa tem
ainda a assinatura do mestre Romeo Castellucci na direção.
O grupo italiano Socìetas Raffaello Sanzio e o diretor Romeo
Castellucci levantam questões relacionadas à fé, à passagem do tempo e
às relações humanas. O espetáculo mostra, em viés naturalista, a ligação
entre um filho (interpretado por Sergio Scarlatella) e seu pai (Gianni
Plazzi) em frente a um cenário que inclui uma imagem gigante da face de
Jesus Cristo, criada pelo pintor italiano Antonello da Messina (c. 1430 -
c. 1479). "Acredito que Castellucci esteja dizendo algo sobre a ânsia
pela fé em uma era sem Deus, sobre a continuação do processo pelo qual
os filhos se sacrificam pelos pais e sobre as ligações entre o espírito e
a carne falível” escreveu o crítico Michael Billington, do jornal
inglês The Guardian. Será a terceira participação do grupo no Porto
Alegre Em Cena. Em 1999, eles apresentaram Orestea (Una Commedia
Organica), releitura da tragédia de Ésquilo com elenco formado por
mulheres gordas e homens magros. Em 2006, foi a vez de Buchettino, em
que o público ouvia a história do Pequeno Polegar deitado em camas.
Sobre o conceito da face no filho de Deus terá apresentações nesta
quinta, 19, sexta-feira, 20, e sábado, 21, sempre às 21h.
O teatro chileno também estará presente no festival. A
Cia..Tetarocirco de Oscar Zimmermann, um dos iniciadores do teatro
clown, e atualmente um de seus principais divulgadores, apresenta a
partir desta quinta-feira, 19, uma série de três espetáculos. A curta
temporada começa com Viaje, segue na sexta-feira com Chejoviando e
conclui-se no sábado com El Payaso y su Doble. A primeira montagem narra
as aventuras de um palhaço por diferentes países para se reencontrar
com seu filho na Rússia. Munido somente de sua bagagem, em que guarda
diferentes instrumentos musicais, faz o público viajar por uma geografia
de músicas e gestos característicos de cada país. As apresentações
começam às 19h, no Teatro Sesc Centro.
A peça Coração Randevú volta ao palco da Sala Álvaro Moreyra, às
18h, com a obra de um dos maiores poetas de todos os tempos, Fernando
Pessoa. Incluindo textos criados em sala de ensaio, a peça nos leva a
uma jornada pela memória e pela arte em um rendez-vous que reúne corpo e
palavra, poesia e ação, reflexão e experiência sensível. A trilha
sonora combina músicas de Billie Holiday e marchinhas de carnaval. A
produção, que conta com o Zé Adão Barbosa cantando ao vivo, propõe uma
relação de proximidade com o público, investindo na possibilidade do
teatro como espaço de encontro.
O grupo gaúcho Ói Nóis Aqui Traveiz, que celebra 35 anos, também
apresenta nesta quinta-feira, às 19h30, na Terreira da Tribo, a peça
Medeia Vozes. A criação coletiva da Tribo de Atuadores é inspirada
livremente no romance homônimo de uma das mais notáveis escritoras
alemãs, Christa Wolf. A abordagem do mito em Medeia Vozes é original e
inovadora pelo fato de Medeia não cometer nenhum dos crimes de que
Eurípides a acusa.
Nelson Rodrigues - O espetáculo Viúva, porém
honesta, baseado na peça de Nelson Rodrigues (1912-1980), se apresenta
novamente no Teatro Bruno Kiefer, nesta quinta-feira, às 19h30. A
montagem vem embalada por conquistas no Prêmio Apacepe nas categorias
melhor diretor, melhor ator (Erivaldo Oliveira) e melhor espetáculo do
ano de 2012.
Textos do dramaturgo já viraram tradição no festival. Desta vez, a
trama se desenrola a partir da morte prematura do marido da filha do
diretor de um dos mais influentes jornais do país, atropelado por uma
carrocinha de picolé. A partir deste fato, ele tenta convencer a menina,
de apenas quinze anos, a retomar sua vida e casar novamente, mas a
tarefa não é fácil. O grupo aposta no despojamento da cena e na
precariedade dos elementos, o que impulsiona os atores ao jogo teatral.
Todos os personagens são revezados pelos cinco atores que executam a
montagem dirigida por Pedro Vilela.
Última chance do público conferir o espetáculo da Ilha da Madeira,
Dez mil Seres, no Teatro de Câmara Túlio Piva. A produção dirigida por
Henrique Amoedo acontece nesta quinta-feira, às 22h, e aborda a dança
inclusiva com poesia e sensibilidade. Reafirma a força deste trabalho
que ultrapassa o universo da educação especial, das terapias ou
reabilitação e conquista o respeito no cenário artístico internacional.
Há 12 anos o grupo Dançando com a Diferença trabalha com a dança
inclusiva e cria belos espetáculos unindo pessoas com e sem deficiência
em seus elencos. Dez Mil Seres foi criado pela renomada coreógrafa
portuguesa Clara Andermatt, e é um espetáculo onde se busca a percepção
dos pormenores, do espaço, e do tempo: o despertar dos sentidos, a
descoberta de novos sentidos e o questionamento daquilo que aparente não
tem sentido.
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