Inspetores de armas químicas da ONU deixam a Síria

Inspetores de armas químicas da ONU que investigam denúncias sobre o uso de armas químicas e biológicas durante a guerra civil da Síria deixaram Damasco nesta segunda-feira, após cumprir sua segunda missão em dois meses, disseram testemunhas.
Um comboio com quatro veículos da Organização das Nações Unidas (ONU) levando a equipe deixou o hotel no centro de Damasco em torno das 13h30 (7h30, no horário de Brasília), e é esperado em Beirute ainda hoje.
Outra equipe de especialistas da ONU, com a tarefa de dar início ao processo de verificação e eliminação das armas químicas da Síria, deve chegar ao país nesta semana.
A missão deles, endossada pelo Conselho de Segurança da ONU na semana passada, foi acordada por Washington e Moscou após um ataque com armas químicas em 21 de agosto em Damasco que provocou ameaças de ofensivas aéreas contra a Síria.
Inspetores que estavam no país na época confirmaram que gás sarin foi usado no ataque, no qual morreram centenas de pessoas.
Os inspetores que deixaram Damasco nesta segunda-feira investigaram outras seis denúncias de uso de armas químicas, incluindo três ao redor de Damasco nos dias seguintes do ataque em 21 de agosto.
Restrições ao trabalho da imprensa tornaram difícil a cobertura da atividade dos inspetores na Síria, mas a ONU disse que iria publicar um relatório completo sobre as descobertas da equipe no mês que vem. Reuters



Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário