Lançado no RS o sistema nacional de Cadastro Ambiental Rural

O governador Tarso Genro, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vagras, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participaram do lançamento nacional do sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR), neste sábado (28). O evento ocorreu no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag), em Porto Alegre.
Com o objetivo de promover a identificação, regularização ambiental e monitoramento das propriedades, o CAR pode ser definido como a terceira etapa de complementação do Novo Código Florestal, que compreende a regularização das propriedades da agricultura familiar frente à legislação ambiental.

Para Tarso, este é um momento "muito especial, pois nós gaúchos, em especial os produtores, nos sentimos prestigiados pelo lançamento deste sistema ocorrer aqui no estado" disse, destacando ser este um processo de integração.

O cadastro é uma etapa obrigatória para todas as propriedades rurais do Brasil e dará início ao processo de cadastramento no RS junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). "O CAR consolida o novo código florestal e a forma democrática com que ele foi debatido no país. Isso se reproduz no RS", afirmou o titular da Sema, Neio Lúcio Fraga Pereira.

O cadastramento deve ser feito num prazo de um ano, lembrou o ministro Pepe Vargas que destacou ser este parte do Código Florestal dialogado com os diversos setores envolvidos. "A própria presidente Dilma participou diretamente de todo o processo. Discutindo artigo por artigo e pensando no lema produzir preservando e preservar produzindo" disse Vargas.

Já para a ministra Izabella, que lidera o lançamento do sistema em todos os Estados brasileiros, o ato ocorreu no RS por que daqui saíram grandes soluções para o Brasil. "O Ministério do Meio Ambiente está empenhado em fazer a maior recuperação ambiental da história. Este é um Código Florestal que cresce, que inclui e que protege" ressaltou.

De forma simbólica, foi realizado o cadastro de um produtor no sistema e entregue o protocolo de cadastramento do produtor Vandenir de Abreu. O Cadastro Ambiental Rural é um sistema decorrente do Código Florestal e vem sendo desenvolvido pelo Ibama. Além disso, é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais previsto no novo Código Florestal.
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário