Feira do Livro terá programação para todas as idades
A Praça da Alfândega se prepara para receber a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre entre os dias 1º e 17 de novembro. Neste ano, a programação terá mais de 700 sessões de autógrafos, 156 eventos em salas (mesas-redondas, palestras, seminários), 31 oficinas ligadas ao livro e à criação literária, 31 eventos artísticos e culturais, a presença da literatura internacional e uma área dedicada a crianças e jovens com 293 atividades. A programação oficial e a campanha publicitária, desenvolvida pela Agência Matriz, foram lançadas oficialmente pela Câmara Rio-grandense do Livro (CRL) na manhã desta terça-feira (29), no Grande Hotel, no centro da Capital. Estiveram presentes o presidente da CRL, Osvaldo Santucci Junior, o vice-presidente da CRL, Marco Antônio Cena Lopes, o coordenador do Setor Financeiro, Leonardo da Silveira, e as coordenadoras Jussara Rodrigues (programação adulta) e Sônia Zanchetta (área infantil e juvenil).
Com o slogan Ler é Poder, os comerciais de TV e as peças gráficas são compostos por imagens de pilhas de livros que inspiraram Sigmund Freud, John Lennon e Steve Jobs. Como nas palavras cruzadas, os nomes deles são formados pelos títulos desses livros.
O patrono da 59ª Feira do Livro é o professor de Literatura Brasileira da UFRGS, escritor e ensaísta Luís Augusto Fischer. Ele foi escolhido por representantes da área cultural dentre uma lista com dez finalistas e será empossado no dia 1º, data de abertura da Feira. A solenidade ocorrerá na Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega), às 19h.
A Alemanha será o país homenageado na Feira. Entre as razões da escolha do país, estão a realização da "Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014" e o fato de o Brasil ter sido homenageado pela Feira do Livro de Frankfurt, que ocorreu em outubro deste ano. Uma série de atividades, em parceria com o Goethe-Institut, vão movimentar os 17 dias da Feira na Praça da Alfândega. Estão previstos eventos nas áreas de literatura, quadrinhos, cinema e biblioteconomia.
Literatura de suspense e terror
A literatura de suspense, terror e fantasia terá destaque especial na Feira. Nos dias 9 e 10 de novembro, acontecerá o evento Tu Frankenstein 2, cuja programação prevê trocas de ideias, participação em bate-papos, realização de oficinas literárias, apresentação de “Contos de gelar o sangue” e sessões de autógrafos. Alguns dos escritores convidados conviverão em regime de residência literária e criarão, nesse período, um conto, a exemplo da história da criação de Frankenstein.
A atividade reunirá autores internacionais como Francisco José Viegas (Portugal), Guadalupe Nettel (México), Alexis Aubenque (França), Sean Branney (USA), Gustavo Nielsen e Frederico Andahazi (Argentina).
A atividade reunirá autores internacionais como Francisco José Viegas (Portugal), Guadalupe Nettel (México), Alexis Aubenque (França), Sean Branney (USA), Gustavo Nielsen e Frederico Andahazi (Argentina).
A programação tem a parceria com o FANTASPOA e da Odisséia de Literatura Fantástica de Porto Alegre, do qual participam Duda Falcão, João Pedro Fleck, Max Mallmann, Gustavo Czester, Cristopher Kastersmith, entre outros.
Do Tu Frankenstein 2, deverá resultar também a edição de livros no Brasil e na Argentina com os textos criados nessa experiência.
Atividades para crianças e adolescentes
Na Feira, também não vão faltar atrações para as crianças. Apresentações de teatro, brincadeiras, contação de histórias e muitas atividades a partir dos livros que encantam os pequenos. A programação inclui ainda a 2ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias, que integra o 6º Seminário A Arte de Contar Histórias. Entre os dias 15 e 17, no QG dos Pitocos, estarão reunidos contadores de várias partes do Brasil.
Outro destaque será o 8º Mutação: HQs, zines e cultura popular, programado para dia 2 de novembro, sendo realizado pelo Grupo Quadrante em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro. O evento terá palestras sobre o mercado de HQs e seu papel na educação, feira de publicações independentes, bate-papo com os autores, exibição de vídeos e a presença da Família Falcote.
Em razão da revitalização do Cais Mauá, cujas obras devem estar em andamento durante a Feira, a Área infantil e Juvenil ficará na Avenida Sepúlveda (entre a Avenida Mauá e a Rua Siqueira Campos). Ali estarão o Teatro Sancho Pança, o Centro Cultural Móvel do Sesi, o QG dos Pitocos, a Biblioteca Moacyr Scliar, a Estação da Acessibilidade e as barracas dos livreiros, além de estandes institucionais de apoiadores.
A Casa do Pensamento estará localizada na Rua Capitão Montanha, entre o Banrisul e o Museu de Arte do RS Ado Malagoli (MARGS). Já o ciclo A Hora do Educador, que também ocorria no Cais, terá atividades na Casa do Pensamento, no auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1.212, próximo à Rua General Câmara) e na Faculdade Monteiro Lobato (Rua dos Andradas, 1.180, esquina com a Rua General Câmara). A Área Internacional ficará entre o Memorial do RS e o MARGS. Haverá, ainda, encontros com autores, para o público jovem em vários espaços da Feira.
A Estação da Acessibilidade também merece destaque. Sua infraestrutura tem rampas de acesso, corrimões e sanitários químicos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Os visitantes encontrarão ainda programação em braile, espaço para a Associação de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes; espaço onde as pessoas são convidadas a ficar de olhos vendados e identificar objetos; e orientações sobre a inserção no mercado de trabalho. Entre outras atividades, haverá distribuição de kits de livros pela Confraria das Letras em Braile, em parceria da Câmara Rio-Grandense do Livro e da FADERS; exibição de filmes com audiodescrição em parceria com a empresa Mil Palavras Acessibilidade Cultural; e oficina de criação poética em formato adequado a pessoas com deficiência, entre outras atividades.
Cinema no universo da Feira
A Feira do Livro de Porto Alegre vai inovar este ano e incluir o cinema no seu universo. Em parceria com Epifania Filmes e com a Coelho Voador, o Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa) será o primeiro evento de cinema do Brasil focado na escrita de roteiros. Estas atividades ocorrem dentro da programação da Feira entre os dias 2 e 9.
Com palestras, debates, mostra competitiva de curtas, workshops, rodada de negócios, pitching e ciclo de filmes, roteiristas locais, nacionais e internacionais vão debater os aspectos que envolvem a construção de um roteiro. Além disso, serão incentivados encontros entre roteiristas, produtoras e canais de televisão para estimular as cadeias produtivas.
Para festival foram convidados:
Aly Muritiba (curta pré-selecionado ao Oscar A fábrica), José Eduardo Belmonte (Se nada mais der certo), Di Moretti (Nossa vida não cabe num Opala), Thiago Dottori (Vips), a alemã Jasmin Ramadan (o livro Soul kitchen), José Roberto Torero (Memórias Póstumas), Fabiano de Souza (A última estrada da praia), Max Malmann (A grande família), Gibran Dipp (Ainda orangotangos), o argentino Jonatan Schutz (autor do livro Guiones para ver y mirar), Augusto Canani (curta pré-selecionado ao Oscar Amores passageiros), Fernando Marés (Netto perde sua alma), Rubens Rewald (Super nada), Cristiane Oliveira (Nove crônicas para um coração aos berros), Ismael Caneppele (Os famosos e os duendes da morte), o norte-americano Sean Branney (Um sussurro nas trevas), e, ainda, a produtora Aletéia Selonk.
Os gaúchos não poderiam faltar no Frapa. Os convidados são: Fabiano de Souza, Gilson Vargas, Rodrigo John, Gibran Dipp, Ivana Verle, Carlos Gerbase são exemplos disso.
Oficinas
A programação terá ainda 31 oficinas, que irão tratar especialmente da escrita e da leitura, incluindo a elaboração de roteiros e o manejo adequado à conservação. As atividades serão realizadas no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. As inscrições podem ser feitas no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul, das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os interessados também poderão se inscrever durante a feira. Mais informações pelo e mail: oficinas@camaradolivro.com.br
Na foto, presidente da Câmara Rio-grandense do Livro, Osvaldo Santucci Junior, destaca programação da Feira do Livro. Crédito foto: CARLINHOS RODRIGUES/ DIVULGAÇÃO
0 comentários:
Postar um comentário