Feira da Agricultura Familiar segue até domingo em Camaquã

A 7ª Feira da Agricultura Familiar da Centro-Sul (Fafecs) iniciou nesta terça-feira (1º) e terá uma intensa programação até domingo (06). Capacitações técnicas de agricultores familiares do Programa de Inclusão Social e Produtiva, Seminário Regional do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e visitas técnicas são algumas das atividades que acontecem no espaço preparado pela Emater/RS-Ascar no Parque do Sindicato Rural de Camaquã. Nessa quarta-feira (02), o destaque é o Seminário Regional do Sisan em que são debatidos planos, programas e ações que garantam o direito humano à alimentação adequada no território nacional.

Também são realizadas, nessa quarta-feira, as capacitações técnicas de agricultores familiares de Sertão Santana, Cerro Grande do Sul, Camaquã, São Jerônimo, Cristal, Chuvisca, Dom Feliciano, Barão do Triunfo e Sentinela do Sul. Os beneficiários do Programa de Inclusão Social e Produtiva estarão, até sábado, visitando a Fafecs para conhecer atividades que podem ser implementadas em suas propriedades, visando à soberania e à segurança alimentar, melhoria da qualidade de vida e geração de renda.

Durante as capacitações, são demonstrados os cultivos de hortigranjeiros, frutas, formas de secagem e armazenagem de grãos, a apicultura, a criação de gado de leite com uma sala de ordenha e de resfriamento, suinocultura e avicultura, o manejo de ovinos, a piscicultura, o sistema de filtração lenta, melhoramento do campo nativo, o cultivo de batatas e o aproveitamento integral de alimentos, bem como a importância do saneamento básico.

Em cada um destes temas, os extensionistas da Emater/RS-Ascar repassam informações sobre a implantação, as vantagens, desvantagens e custos.

As visitas técnicas ocorrem a partir de quarta-feira (02), com a participação de agricultores de Guaíba e Eldorado. Na quinta-feira (03), será a vez de produtores de Cristal e Viamão irem à feira, e, na sexta-feira (04), os de Charqueadas e São Jerônimo.

A Fafecs acontece em paralelo à Expocamaquã, que conta com remates, shows, prova de campereada e leilões, entre outras atividades.
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário