Reitor da Ulbra é palestrante na Federasul

 Implantar um modelo de aprendizagem inovador é o principal desafio da Ulbra. Depois de enfrentar uma crise que abalou a universidade em 2009 a ponto de encerrar atividades como o esporte profissional, planos de saúde e o museu de carros antigos, o reitor Marcos Fernando Ziemer contou durante o Tá na Mesa, da Federasul, nesta quarta-feira, 23, que a saúde financeira da instituição ainda se recupera. “Foi preciso optar por uma linha e, decidimos pelo ensino”, argumentou ao revelar a decisão de encerrar as demais áreas de atuação e dar prioridade a apenas um setor como principal estratégia para tornar a Ulbra novamente um negócio viável. A Ulbra também mantém atualmente hospitais, em virtude dos cursos de medicina, e a rede de televisão.
Segundo Ziemer, mesmo a universidade tendo superado os piores momentos da crise financeira, o equilíbrio ainda está sendo retomado. “O potencial crescimento de alunos e a receita já estão satisfatórias, mas ainda temos muitas frentes do passado. A gordura que sobra ainda não dá pra acessar porque temos que saldar dívidas, mas já saímos do vermelho desde o ano passado”, ponderou.
 Dentre as ações para reposicionar estrategicamente a Ulbra, Ziemer apontou o foco no ensino-aprendizagem. Para o reitor a realidade do aluno hoje é diferente de anos atrás. “Eles estão conectados 24 horas por dia”, comentou ao argumentar sobre a busca de novas tecnologias dentro da sala de aula. Destacou também que o modelo de ensino à distância tem ajudado a instituição por ser a atividade que mais cresce no país, e que os cursos de licenciatura, não tão procurados, não devem ser encerrados por opção da Ulbra em incentivar a formação de novos professores.
Presente em 21 estados com cursos EAD e seis, em estudos presenciais, a Ulbra tem hoje 1125 professores, 58.593 alunos e está realizando uma revisão dos projetos pedagógicos dos cursos. Somente no Rio Grande do Sul a instituição tem mais de 33 mil estudantes, desde a educação básica até o doutorado. Fotos: Ivan Andrade/Federasul

 
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário