Três soldados da missão da Otan no Afeganistão morreram
nesta sexta-feira em um atentado suicida com carro-bomba em Cabul
reivindicado pelos talibãs, anunciou a coalizão.
O ataque foi
cometido às 13h00 (06h30 de Brasília) na estrada que vai de Jalalabad a
Cabul e que cruza a parte oriental da capital afegã, afirmam as
autoridades, que não informaram a nacionalidade das vítimas.Pouco depois, um jornalista da AFP viu ambulâncias e carros blindados da Otan no local do atentado, isolado pela polícia afegã.
"Houve quatro ou cinco civis feridos que foram transportados ao hospital", declarou à AFP Hashmatulá Stanikzai, porta-voz da polícia de Cabul.
Os talibãs, que concentram seus ataques nos soldados da Otan e seus aliados das forças nacionais afegãs, reivindicaram o atentado.
"Doze soldados norte-americanos morreram, outros ficaram feridos e seus carros sofreram danos neste ataque com carro bomba perpetrado por um de nossos combatentes", declarou à AFP Zabihulá Mujahid, porta-voz dos talibãs, que costumam exagerar os balanços de seus atentados.
Os rebeldes islamitas alertaram que aumentariam a pressão sobre os Estados Unidos e as autoridades afegãs antes das eleições presidenciais de abril e a retirada da maior parte das forças da coalizão internacional no final de 2014.
Os insurgentes querem retomar o poder no Afeganistão depois dessa data. O governo afegão os convidou a participar das negociações de paz com a esperança de estabilizar o país.
Os Estados Unidos tentam convencer o presidente afegão Hamid Karzai de assinar o acordo bilateral de segurança (BSA) que regerá as condições dos soldados estrangeiros que ficarem no Afeganistão depois de 2014. AFP
0 comentários:
Postar um comentário