Três soldados da Otan morrem em atentado suicida em Cabul

Três soldados da missão da Otan no Afeganistão morreram nesta sexta-feira em um atentado suicida com carro-bomba em Cabul reivindicado pelos talibãs, anunciou a coalizão.
O ataque foi cometido às 13h00 (06h30 de Brasília) na estrada que vai de Jalalabad a Cabul e que cruza a parte oriental da capital afegã, afirmam as autoridades, que não informaram a nacionalidade das vítimas.
Pouco depois, um jornalista da AFP viu ambulâncias e carros blindados da Otan no local do atentado, isolado pela polícia afegã.
"Houve quatro ou cinco civis feridos que foram transportados ao hospital", declarou à AFP Hashmatulá Stanikzai, porta-voz da polícia de Cabul.
Os talibãs, que concentram seus ataques nos soldados da Otan e seus aliados das forças nacionais afegãs, reivindicaram o atentado.
"Doze soldados norte-americanos morreram, outros ficaram feridos e seus carros sofreram danos neste ataque com carro bomba perpetrado por um de nossos combatentes", declarou à AFP Zabihulá Mujahid, porta-voz dos talibãs, que costumam exagerar os balanços de seus atentados.
Os rebeldes islamitas alertaram que aumentariam a pressão sobre os Estados Unidos e as autoridades afegãs antes das eleições presidenciais de abril e a retirada da maior parte das forças da coalizão internacional no final de 2014.
Os insurgentes querem retomar o poder no Afeganistão depois dessa data. O governo afegão os convidou a participar das negociações de paz com a esperança de estabilizar o país.
Os Estados Unidos tentam convencer o presidente afegão Hamid Karzai de assinar o acordo bilateral de segurança (BSA) que regerá as condições dos soldados estrangeiros que ficarem no Afeganistão depois de 2014. AFP
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário