Fórum Social Mundial 2015 será na Tunísia

Conselho Internacional do FSM informou que 40 agendas servirão de base para o Fórum


Em reunião no final da manhã deste domingo, 26, o Comitê Executivo do FST 2014 avaliou o evento, que também é um processo preparatório para o Fórum Social Mundial (FSM), e lançou a edição de 2015, que acontecerá na Tunísia.
O Conselho Internacional do FSM, composto por representantes de movimentos sociais de diversos países, informou que tem em pauta 40 agendas para realizar ao longo deste ano. Estes processos servirão de base para o Fórum Mundial e devem trazer respostas para as dinâmicas apresentadas pela sociedade civil organizada.
A exemplo desses processos, Hamouda Soubhi, da ONG Alternatives, comenta que Fórum dos Povos, que deve acontecer em Marrocos neste ano, deve trazer demandas de várias regiões do povo árabe, a respeito das populações herdeiras de bens comuns, questões de gênero e raça, também. Encaminhamentos que serão preparatórios para o grande encontro na Tunísia.
Já Aloa Talbi lembrou que este haverá acontecimentos sociais em todo mundo, que darão amplitude e conteúdo político para o FSM2015. “Os movimentos sociais marcarão vários países como a Tunísia, o Egito, o Marrocos, principalmente devido ao processo eleitoral que passarão. Mas também por causa da repressão policial que essas comunidades sofrem, assim como acontece no Brasil”, comenta o tunisiano.
Segundo ele, um ponto polêmico na contenção policial nesses países é o uso de bombas de gás lacrimogêneo em manifestações populares. Material este que é produzido no Brasil, com data de fabricação de 1984 e validade de 1989. “Estas bombas têm sido vendida para nós com a data de validade vencida”, finaliza Talbi.


Por: Fórum Social Temático
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário