Irã ressalta 'forte vontade política' em negociações com grandes potências

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, considerou nesta quarta-feira que as negociações com as grandes potências para aplicar o acordo de novembro sobre o programa nuclear de Teerã prosseguem em meio a uma forte vontade política.
"As negociações nucleares prosseguem com seriedade e com uma forte vontade política", escreveu Zarif no Facebook.
Os especialistas do Irã e do grupo 5+1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha) tentam definir há dois meses as modalidades que permitam executar o acordo alcançado em Genebra no dia 24 de novembro.
Este acordo prevê, entre outras coisas, que não existam novas sanções contra o Irã por um período de seis meses, no qual Teerã também se comprometeu a congelar o desenvolvimento de seu programa nuclear.
O objetivo é selar um acordo definitivo com o Irã. As grandes potências suspeitam que seu programa nuclear civil esconde ambições de fabricar uma bomba atômica, apesar das diversas negativas de Teerã.
Abas Araghchi, chefe dos negociadores iranianos e vice-ministro das Relações Exteriores, que tem ao seu cargo estas negociações de aplicação do acordo, deve se reunir na quinta e sexta-feira em Genebra com Helga Schmid. Schmid ocupa o cargo de adjunta da chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, representante do grupo 5+1 nas negociações. AFP
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário