Nova Mesa Diretora da Assembleia gaúcha toma posse na sexta-feira

53ª LEGISLATURA
        
Nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa toma posse nesta semana
Nesta sexta-feira (31), em sessão solene no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha, às 14 horas, tomará posse a Mesa Diretora que comandará a Casa até o dia 31 de janeiro de 2015. Será o quarto e último ano da 53ª Legislatura. Conforme acordo firmado entre as bancadas, o atual 1º secretário da Mesa, deputado Gilmar Sossella (PDT), assumirá a presidência da Casa, tornando-se o 95º parlamentar a conduzir o Parlamento gaúcho desde que a Assembleia passou a ter prerrogativas legislativas, em 1835.
Antes da sessão, a partir das 13 horas, Sossella e o atual presidente, Pedro Westphalen (PP), estarão no Gabinete da Presidência, onde receberão os cumprimentos de autoridades e familiares. O acesso será pela Esplanada do Palácio Farroupilha, com entrada pelo Vestíbulo Nobre. Os demais convidados serão encaminhados ao plenário. Em caso de ocupação máxima do plenário, o público poderá acompanhar a solenidade por um telão instalado no Teatro Dante Barone.
A sessão será aberta pelo atual presidente. Após a execução do Hino Nacional, pelo violonista Carlos Ariel Debona, será lido o termo de renúncia da Mesa atual e procedida a eleição e posse dos novos integrantes da Mesa. A cerimônia segue com pronunciamento de Westphalen e a transmissão do cargo a Sossella. Este será convidado a assumir seu lugar à mesa e, então, fará seu primeiro pronunciamento como presidente. A cerimônia se encerra com a execução do Hino Riograndense. Após a posse, Sossella concede entrevista coletiva no Salão Júlio de Castilhos.
Chapa única deverá ser apresentada antes da sessãoPelo acordo firmado no começo da 53ª Legislatura, as quatro maiores bancadas da Casa Legislativa (PT, PMDB, PP e PDT) ocupam a presidência, uma a cada ano. De acordo com o artigo 23 do Regimento Interno, a composição da chapa única deve ser apresentada ao Departamento de Assessoramento Legislativo (DAL) até duas horas antes do início da sessão, isto é, meio-dia de sexta-feira. A chapa é composta por 11 parlamentares - sete titulares (presidente, 1º e 2º vice-presidentes, 1º, 2º, 3º e 4º secretários) e quatro suplentes de secretário - que devem ser eleitos pela maioria absoluta dos votos (28 votos favoráveis). Foto: AL
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário