Deputado condenado por STF pode ser preso hoje

O deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA), condenado por esterilização irregular de eleitoras, pode ser preso nesta terça-feira, 25. O Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou nesta segunda, 24, ofícios à Polícia Federal e ao Congresso Nacional comunicando a decisão tomada na semana passada pelo plenário da Corte que confirmou a condenação.
Embora o deputado tivesse dito que se entregaria à polícia, isso não ocorreu até as 21h30 de ontem. Bentes já informou que pretende manter o mandato de deputado. A Câmara informou que decidirá em sua próxima reunião - sem data definida - se encaminha ou não um processo de cassação à Comissão de Constituição e Justiça, instância que precede o voto em plenário.
Em 2011, o STF condenou Bentes. Semana passada, os ministros rejeitaram recurso com o qual ele tentava se livrar da condenação. A Corte enviou ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello, ofício com o mandado de prisão e solicitou que o STF seja informado assim que ele for executada. No outro documento, o ministro Dias Toffoli comunicou ao presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), que a Corte rejeitou o recurso e reconheceu o trânsito em julgado da condenação - ou seja, a decisão é definitiva.
A pena fixada para Bentes, de 3 anos e 1 mês, deverá ser cumprida em casa. Por lei, ele poderia trabalhar de dia e ir à noite para uma casa do albergado. Como não há essa casa no Distrito Federal, ele cumprirá prisão domiciliar. AE
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário