O PMDB gaúcho promove no dia 15 de março, das 9h às 15h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, a pré-convenção para escolher o seu candidato ao Palácio Piratini. A vaga será disputada por dois peemedebistas históricos. José Ivo Sartori, ex-prefeito de Caxias do Sul, e Paulo Ziulkoski, que atualmente preside a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
PROGRAMAÇÃO
9h – Abertura oficial e início da votação de titulares
9h10 – Tribuna Livre
10h – Apresentação e defesa das candidaturas
11h – Pronunciamento presidente Edson Brum
11h20 – Pronunciamento Paulo Ziulkoski
11h40 – Pronunciamento José Ivo Sartori
12h – Tribuna Livre
13h – Inicia votação suplentes
14h – Pronunciamento Mendes Ribeiro, Ibsen Pinheiro, José Fogaça, Germano Rigotto e Pedro Simon
15h – Encerramento e proclamação do resultado
SERVIÇO GERAL
Data, hora e local
Pré-convenção do PMDB
Dia: 15/3 (sábado)
Hora: 9h às 15h
Local: Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa
Não esqueça do documento
Para votar na pré-convenção será imprescindível apresentar documento oficial com foto.
Urna eletrônica
A escolha do candidato na pré-convenção do PMDB ocorrerá através de urna eletrônica.
Horário de votação
Titulares: das 9h às 13h
Suplentes: das 13h às 15h
OBS: A partir das 13h os suplentes terão preferência ao voto.
O número dos candidatos
151 – José Ivo Sartori
152 – Paulo Ziulkoski
Colégio eleitoral
Terão direito a voto delegados à Convenção Estadual, deputados estaduais e federais, senador, membros do Diretório Estadual, presidentes estaduais de núcleo, prefeitos, vices, vereadores no exercício do mandato e presidentes de Diretórios Municipais onde não há prefeito ou vice, conforme previsto na Resolução 01/2014. A pré-convenção contará com um colégio eleitoral de aproximadamente 2,1 mil convencionais e os votos não serão cumulativos.
O voto do vereador
Terão direito a voto apenas vereadores no exercício do mandato até 28 de fevereiro.
O voto do presidente de Diretório
Apenas terão direito a voto aqueles presidentes de Diretórios, cujos municípios não tem representação de prefeito ou vice. No caso de contar com prefeito e vice, votam os dois.
Impedidos de votar
Dirigentes partidários dos municípios que não entregaram ou estão com documentação incompleta – o que inviabiliza o registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – ficarão impedidos de votar na pré-convenção. Estarão liberados apenas os detentores de cargos eletivos com domicílio eleitoral nos respectivos municípios (deputados estaduais e federais, senador, prefeitos, vices e vereadores).
PERFIS DOS CANDIDATOS
José Ivo Sartori
José Ivo Sartori, 66 anos, foi prefeito de Caxias do Sul de 2005 a 2012. Se elegeu para os mandatos com 114 e 134 mil votos, respectivamente. Formado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, começou a carreira política em 1976, ao ser eleito vereador do município. Conquistou cinco mandatos consecutivos para a Assembleia Legislativa gaúcha a partir de 1982, sendo o primeiro deputado de Caxias a comandar o Poder Legislativo do RS. Em 2002 foi eleito deputado federal. Foi também secretário estadual do Trabalho e Bem Estar Social, entre 1987 e 1988.
Paulo Roberto Ziulkoski
Advogado e presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Roberto Ziulkoski, 68 anos, iniciou a vida pública presidindo o setor jovem estadual gaúcho do antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), ainda nos tempos do regime militar. Não levou mais que alguns meses para assumir a presidência nacional do setor jovem, na qual desenvolveu desde cedo uma liderança política voltada para o movimento municipalista. Ziulkoski foi eleito prefeito de Mariana Pimentel, sua terra natal e distrito emancipado de Guaíba, em 1993 e reeleito em 2000. Sua administração contou com 90% de aprovação pela população.
0 comentários:
Postar um comentário