O senador Aécio Neves (PSDB-MG) estreia entre hoje (03) e sexta-feira
(04) a plataforma multimídia que será a base de sua campanha digital na
corrida à Presidência da República nessas eleições. O portal
www.mineirobrasileiroaecio.com.br será o carro-chefe da plataforma, que
terá várias ferramentas, linguagem objetiva em postagens curtas, com
tags e links para outras contas do senador mineiro e do seu partido,
como Facebook e Twitter.
Em entrevista
exclusiva ao Broadcast Político, o coordenador da área de internet do
tucano, Xico Graziano, afirma que o desafio da plataforma é tornar Aécio
conhecido dos usuários das redes sociais, ampliando a barreira dos que
ainda não estão engajados na política. Além disso, tem a finalidade de
combater o que ele classifica de "jogo sujo do PT na internet".
Para
Graziano, engenheiro agrônomo, ex-chefe de gabinete de Fernando
Henrique Cardoso no Palácio do Planalto e que deixou o cargo de assessor
especial no instituto FHC no mês passado para assumir a estratégia
digital de Aécio Neves nessas eleições, a internet fará toda a diferença
na campanha eleitoral deste ano.
Por isso, para
transformar as redes sociais numa espécie de canal de votos neste
pleito, ele diz que é preciso convencer as pessoas de que apenas o voto é
que irá trazer as mudanças que foram o mote das manifestações de rua em
todo o País.
"Vou atuar nessa linha. Os avanços que o
Brasil necessita devem ser expressos em votos e vamos mostrar que o
Aécio é quem pode colocar isso em prática. Isso não exige politização,
legado, bandeiras, CPIs, é preciso valorizar esse sentido de
transformação. Como o mote desta campanha será a mudança, vou mostrar
que a mudança se chama Aécio."
O próprio nome do portal
'mineiro, brasileiro, Aécio' está em sintonia com a linha que norteará a
estratégia digital da campanha tucana. Segundo Graziano, a ideia é
mostrar que além de ser o brasileiro mais preparado para implementar as
mudanças reivindicadas, Aécio foi um dos governadores mais bem avaliados
do País e elaborou projetos pioneiros, como a emenda constitucional que
instituiu o direito de voto aos 16 anos.
Uma das imagens
de estreia do portal mostra Aécio Neves ao lado do avô, o ex-presidente
Tancredo Neves, morto em 1985, e que foi um dos símbolos da
redemocratização no Brasil. "Vamos apostar em conteúdo positivo, pois
essa é a melhor forma de combater o jogo sujo da guerrilha que o PT está
fazendo na Internet contra o Aécio", destaca o coordenador da área
digital na entrevista.
Marineiro
O
quartel-general virtual de Aécio Neves, que está sediado em São Paulo,
foi buscar um ex-marineiro (que já trabalhou com a ex-senadora Marina
Silva, cotada para vice na chapa do virtual candidato à Presidência da
República pelo PSB, Eduardo Campos) para articular uma rede de ativismo
digital.
Ex-presidente do Partido Verde em São Paulo até a
saída de Marina da legenda. Maurício Brusadin atua, segundo sua própria
definição, como uma espécie de 'facilitador' para que militantes
tucanos e simpatizantes se engajem na defesa e disseminação de
informações sobre Aécio Neves nas redes sociais.
"Toda a
área de comunicação do Aécio hoje trabalha de forma integrada. Nunca vi
isso acontecer", diz Xico Graziano, que também viaja por todo o Brasil,
promovendo encontros com potenciais grupos de ativistas virtuais.
A
respeito da atuação do ex-marineiro em sua equipe, Graziano diz que a
ex-senadora foi pioneira ao criar uma identificação política com esse
contingente de jovens descontentes. "O nosso desafio (hoje) é atingir
30, 40 milhões de jovens insatisfeitos que ainda não se dispuseram a
participar do projeto político", reitera o coordenador da área digital
da campanha tucana. E revela que antes dele estar ligado a Marina Silva,
Brusadin foi candidato a vereador em Jabuticabal, onde Graziano foi
professor universitário. "Eu o conheço antes da Marina, não estou
roubando nada de ninguém", brincou.
A nova plataforma
multimídia de Aécio Neves terá também um blog chamado Brasileiro, com
notícias do dia, vídeos, quiz, enquetes, artigos, a economia traduzida
para o mundo real e informações sobre o Brasil que dá certo, com relatos
de histórias de sucesso de cidadãos de todo o País. No blog, há ainda
uma seção denominada 'Diário do Absurdo', com críticas, sobretudo, aos
adversários do PT.
A nota de estreia traz a informação de
que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, comemorou o crescimento de
2,3% do PIB em 2013, sob argumento de que isso denotou uma expansão de
qualidade puxada pelos investimentos.
O comentário do
portal do Aécio a esse respeito diz o seguinte: "Reação do ministro da
Economia ao pibinho de 2,3% segundo a agência de notícias oficia. Não se
entende exatamente por que o ministro comemorou, nem onde está a
qualidade na expansão denotada."
Apesar das críticas,
Graziano disse na entrevista ao Broadcast Político que orientou sua
equipe a não entrar na guerra cibernética que, segundo ele, o PT vem
fazendo nas redes sociais. "O exército cibernético do PT não deve afetar
a eleição do Aécio, nossa ideia é de uma campanha limpa, sadia.
Não
vamos entrar no jogo do 'nós contra eles', as pessoas na internet têm
discernimento, por isso acreditamos que o conteúdo positivo será a
credencial de Aécio nesta campanha, pois iremos começar um novo ciclo na
política brasileira." AE
- Blogger Comment
- Facebook Comment
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário