Simpósio Internacional dá início ao debate de ações na área de energia e meio ambiente
Evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) teve início na manhã de segunda-feira reunindo especialistas e autoridades nacionais e internacionais na área
O crescimento das cidades, da população e das zonas urbanas traz consigo um grande desafio que é atender à necessidade de geração de energia, mas preservando o meio ambiente. Esse será o tema central do IX Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental que ocorre em hotel da capital gaúcha. As palestras iniciaram nesta segunda-feira (19/05) e seguem até quarta-feira (21/05).
- A tecnologia atual ajuda muito a pensarmos na geração de energia com respeito ao meio ambiente. Vemos a produção de energia eólica e solar hoje com muita força e isso é algo que era impensável há alguns anos - afirmou o presidente da Abes-RS, Darci Campani.
O diretor de assuntos comunitários da PUCRS, professor Cláudio Falkenberg, destacou a importância de trabalhos técnicos que foram desenvolvidos para serem apresentados no evento e que trazem inovações e estudos importantes na área.
- Temos um grupo significativo de bons trabalhos e fizemos uma avaliação muito positiva do que nos foi apresentado. É um trabalho que envolve a educação ambiental e energia, passando pela gestão e resíduos. Temos muitas coisas interessantes a serem discutidas - declarou.
O superintendente da Metroplan, Oscar Gilberto Escher, lembrou que a organização da sociedade vem mudando ao longo dos séculos e é preciso estar adaptado a essa nova realidade. - O Século XIX foi formado por Impérios. O século XX, foi das nações. O século XXI é do modelo construído em cima de cidades. Por isso é que temos o compromisso de pensar a cidade no seu conjunto e precisamos enfrentar grandes dificuldades e incompreensões nesse sentido - disse.
O secretário adjunto de meio ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, Luis Fernando Pereló, comenta que a relação de energia e meio ambiente é um dos temas que mais deve ser pensado na sociedade atual.
- É oportuno um encontro como esse porque precisamos aglutinar todos os segmentos que podem contribuir para encontrar solucões para essa questão - declarou.
O encontro, é realizado por uma parceria entre a ABES-RS, PUCRS e Faculdade de Engenharia da PUCRS, com a co-realização da Metroplan, da Fepam, da UFRGS e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Inscrições e outras informações podem ser obtidas no site www.abes-rs.org.br/qualidade2014.Outras informações: www.abes-rs.org.br/qualidade2014
Foto: PlayPress
0 comentários:
Postar um comentário