Deputados aprovam por unanimidade desmembramento da Brigada Militar do Corpo de Bombeiros

 
Por unanimidade, os deputados aprovaram nesta terça-feira (03), em primeiro turno, a PEC 232/2014, de autoria do Poder Executivo, que desmembra a Brigada Militar do Corpo de Bombeiros. A iniciativa teve o apoio da bancada do PT, que entende que a Brigada Militar não ficará menor e o Corpo de Bombeiros se fortalecerá com a medida. Apenas os Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul ainda mantinham a ligação entre as duas instituições, ao passo que a Bahia e o Paraná estão em fase avançada de desmembramento.

O atrelamento à Brigada Militar causava problemas ao Corpo de Bombeiros, na medida que a formação do bombeiro é mais próxima a do policial militar e não prevê uma série de conhecimentos e instruções específicas necessárias ao melhor exercício da profissão. Os currículos dos soldados de policiamento e bombeiros foram unificados e mais de 70% do conteúdo do Curso Básico de Formação do Soldado Bombeiro é matéria de policiamento. A PEC corrige este erro histórico e também a falta de um orçamento próprio.

A deputada Miriam Marroni defendeu a proposta e enfatizou que o debate sobre o desmebramento das instituições é antigo, mas somente agora encontrou respaldo para ser concretizado. "Desde o final de 2011, o governador Tarso já tinha formado esta convicção", destacou a parlamentar, informando que, a partir de agora, somente o Estado de São Paulo mantém a antiga estrutura. "O Rio Grande do Sul ganha uma instituição focada naquilo que é sua missão", afirmou.

Nelsinho Metalúrgico disse se tratar de um momento fundamental para a melhoria das estruturas e da política de segurança do Estado. "Nosso governo valorizou a segurança pública e esta é mais uma conquista que se soma para esta política de permanente valorização do serviço público", ponderou. 
Fonte: Imprensa do PT
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário